PANDEMIA

Sintrajufe/RS solicita ao TRT4 máscaras profissionais para oficiais de justiça e outros servidores e servidoras que trabalhem presencialmente

O Sintrajufe/RS enviou, nesta terça-feira, 13, ofício ao TRT4 solicitando o fornecimento de máscaras profissionais a oficiais e oficialas de justiça que trabalhem presencialmente. No caso desse segmento, conforme o pedido do sindicato, o fornecimento seria emergencial, por conta de atuarem em atividades externas; a entidade também solicita o mesmo para todos os servidores e servidoras que venham a trabalhar presencialmente.

No ofício encaminhado à administração, o sindicato lembra que esse tema foi discutido em reunião do Gabinete Extraordinário de Crise do Coronavírus e do Comitê de Saúde, Acessibilidade e Inclusão do tribunal. O sindicato destaca, ainda, que a pandemia persiste a nível mundial e, no Brasil e no Rio Grande do Sul, tem, no momento, sua situação mais grave. Nesse cenário, destaca o documento, há medidas que podem ser tomadas para preservar e proteger a vida e a saúde de servidores e servidoras, entre as quais o fornecimento de máscaras profissionais.

Assim, o Sintrajufe/RS requer que esse fornecimento seja feito “aos servidores que estejam expostos a maiores riscos à saúde, tais como os ocupantes do cargo de oficiais de justiça avaliadores, visto que muitos colegas seguem cumprindo mandados presencialmente. Importante referir, ainda, que o fornecimento deve se estender também aos servidores que venham a trabalhar nas unidades judiciárias de forma presencial”.

O sindicato ressalta ainda a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde no sentido de que sejam utilizadas máscaras padrão PFF2 ou N95, com certificado do Inmetro e do MTE. Essas máscaras reforçam a necessária proteção.