Na próxima quarta-feira, 9, o Sintrajufe/RS promove, na Justiça do Trabalho de Taquara, o debate “Saúde Mental em Pauta: Assédio moral no trabalho – Como identificar e reagir”. A atividade acontece no recém inaugurado Auditório Eduardo da Rosa Kappel, às 15h.
Notícias Relacionadas
As inscrições devem ser feitas pelo formulário disponível AQUI.
Participam da mesa a diretora do Sintrajufe/RS Cristina Viana, a psicóloga Vera Lúcia Martins e a advogada Cintia Bettio. Cristina irá tratar das ferramentas à disposição no Sintrajufe/RS para o enfrentamento do problema; Cintia vai abordar os aspectos legais e os direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras frente a situação de assédio; e Vera irá falar sobre a identificação dos aspectos envolvidos no assédio moral e suas consequências.
O assédio moral é uma realidade que pode ter consequências devastadoras para a saúde mental dos servidores e servidoras, impactando negativamente não apenas sua produtividade, mas também sua autoestima, relações interpessoais e equilíbrio emocional. Entender como identificar o assédio moral é fundamental para prevenir e combater esse problema, promovendo um ambiente de trabalho saudável e respeitoso. Além disso, a palestra abordará formas efetivas de reagir a essas situações, indicando caminhos na estrutura sindical para que o conjunto dos colegas consigam agir diante de desafios relacionados à saúde mental no trabalho.
A palestra será uma oportunidade de ampliar o conhecimento sobre o tema, fortalecer laços e buscar soluções conjuntas para garantir um ambiente de trabalho seguro e acolhedor para todos e todas. O objetivo é promover a conscientização sobre a saúde mental e o combate ao assédio moral.
Conheça as debatedoras:

Vera Lúcia Martins de Moura:
Graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(1987), com mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Professora na Unisinos entre os anos de 1989 e 2013, psicóloga da Secretaria de Saúde de Porto Alegre entre 1988 até 2017 e, desde 2020, é psicóloga integrante da assessoria de saúde do Sintrajufe/RS.

Cintia Leticia Bettio:
Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Especialista em Direito Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atua para o Sintrajufe desde 2014, como advogada no escritório Silveira, Martins e Hübner.

Cristina Viana dos Santos:
Oficiala de Justiça da Justiça do Trabalho aposentada e diretora do Sintrajufe/RS, coordenadora da Secretaria de Saúde e Relações de Trabalho.