SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO

Sintrajufe/RS passa nas varas trabalhistas convocando ato desta quinta-feira, 20, em defesa dos serviços públicos, nomeações e carreira; baixe aqui os materiais para atividades no interior

Na tarde desta terça-feira, 18, o Sintrajufe/RS realizou passagem nos setores de trabalho nas varas trabalhistas em Porto Alegre. O objetivo foi chamar os e as colegas para o ato que o sindicato irá realizar na próxima quinta-feira, 20, em defesa dos serviços públicos, nomeações e carreira. O ato acontece a partir das 14h, nas varas trabalhistas e faz parte do calendário nacional da Fenajufe.

A diretora Arlene Barcellos conversou com os e as colegas sobre as pautas que serão levadas à mobilização da quinta. Foram destacados, como serão no ato, o papel dos serviços públicos na reconstrução do Rio Grande do Sul, em defesa da convocação de concursadas e concursados, contra a residência jurídica e pela valorização da carreira das trabalhadoras e dos trabalhadores do Judiciário Federal.

Os efeitos das enchentes no estado mostraram, da pior maneira, o quanto os serviços públicos são importantes para a população. Anos de privatizações, desmonte e falta de investimentos ampliaram os efeitos trágicos das enchentes. Mesmo que não se pudesse evitar tudo, pelo menos o alcance das perdas não precisava ser esse que testemunhamos. Por isso, para reconstruir o Rio Grande Sul é preciso investir nos servidores e nos serviços públicos. Em vez de privatizar a água, o saneamento, a saúde e outros tantos serviços que a população necessita e a que tem direito, é hora de valorizar quem de fato é peça fundamental para evitar que uma tragédia como essa volte a ocorrer.

O Sintrajufe/RS defende medidas para acelerar a reconstrução: a antecipação do pagamento de precatórios e RPVs, a suspensão de consignados por 180 dias, a nomeação para as vagas abertas no PJU, ao mesmo tempo que combatemos iniciativas que precarizam a carreira, como a residência jurídica. O sindicato também condena a autoconcessão de benefícios para a magistratura e defende a valorização de servidores e servidoras concursados através de uma nova carreira que corrija distorções e reponha as perdas acumuladas.

Para a diretora Arlene Barcellos, “dialogar com a categoria acerca da pauta de lutas na defesa dos direitos dos servidores e servidoras, na valorização da carreira, no preenchimento dos cargos vagos é o momento que fortalece a importância da defesa dos serviços públicos. O convite aos colegas para a participação no ato do 20/6 foi realizado, trazendo também a dura realidade vivida no RS com as enchentes e que mostrou mais uma vez o que significa para a população o sucateamento dos serviços públicos”.

Baixe os materiais para as atividades no interior

Para as mobilizações que os colegas realizarem no interior do estado, o Sintrajufe/RS está disponibilizando as artes para pirulito e faixa. Veja abaixo, clique na imagem e faça o download. E não se esqueça de enviar fotos das atividades para o email [email protected].