SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

CONDIÇÕES DE TRABALHO

Sintrajufe/RS ingressa com ação de insalubridade para servidores da Seção do Arquivo-Geral do TRT4

No dia 13, o Sintrajufe/RS ingressou com ação civil pública em busca do reconhecimento da insalubridade servidores e servidoras lotados na Seção do Arquivo-Geral do TRT4 em Porto Alegre. A ação 50650077020224047100 foi distribuí­da para a juí­za federal Ana Paula De Bortoli, da 10ª VF, que já despachou, determinando a citação da União; somente após a manifestação desta será analisado o pedido liminar.

Em abril, a diretora do Sintrajufe/RS Cristiana Viana e o médico do trabalho Geraldo Azevedo, da assessoria de saúde do sindicato, fizeram vistoria para verificar as condições sanitárias dos servidores e das servidoras que estão trabalhando na Seção do Arquivo-Geral. Ficou constatada uma infestação de pombos, um problema antigo no local, sobre o qual já foram feitos diversos alertas.

Ainda que a administração tivesse agido para eliminar a infestação, os agentes que causam prejuí­zos à saúde já estavam presentes desde 2018. A exposição aos dejetos desses animais não é o único problema para os servidores e as servidoras lotados no local. O forte calor percebido no ambiente de trabalho nos meses de verão também é motivo para reconhecimento do direito ao adicional de insalubridade.