ANTECIPA, BARROSO!

Sintrajufe/RS convoca ato de sexta (17) com passagens na JF, JT e JE; Vinda de Barroso a Porto Alegre é oportunidade para reafirmar reivindicações

Na próxima sexta-feira, 17, às 16h, o Sintrajufe/RS convoca para um ato público, em frente ao TRT4. Aproveitando a vinda do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luí­s Roberto Barroso para uma atividade no tribunal, a categoria vai pressionar por uma resposta à demanda por antecipação da reposição salarial, de 2025 para 2024. Por isso, o sindicato está realizando passagens nos setores de trabalho, chamando os e as colegas a participar da atividade: semana passada, a visita foi à JT Canoas; nesta semana, a direção esteve nos prédios das justiças do Trabalho, Federal e Eleitoral de Porto Alegre.

No dia 6, a diretora do Sintrajufe/RS Arlene Barcellos visitou todos os setores da Justiça do Trabalho de Canoas. Nessa segunda-feira, 13, a diretora Márcia Coelho esteve nos dez cartórios eleitorais e na Central de Atendimento ao Eleitor, no prédio Assis Brasil, da Justiça Eleitoral, e os diretores Fabricio Loguercio e Marcelo Carlini, em setores da Justiça Federal (1ª instância). Nesta terça-feira, 14, as diretoras Arlene Barcelos e Cristina Viana e os diretores Marcelo Carlini e Paulo Guadagnin fizeram passagens por setores da varas trabalhistas de Porto Alegre.

Nas conversas com os e as colegas, a direção do Sintrajufe/RS explicou que Barroso assumiu a Presidência do STF em 28 de setembro, mas ainda não atendeu à solicitação de audiência da Fenajufe para tratar da antecipação da parcela de reposição salarial. A campanha Antecipa, STF! foi lançada pela federação em julho, juntamente com um abaixo-assinado que já conta com a participação de mais de 20 mil pessoas. O ato do dia 17 será mais uma das atividades realizadas ao longo desses quatro meses, e é importante que a categoria participe, para mostrar ao ministro que os servidores e as servidoras estão mobilizados para o atendimento dessa reivindicação.

Tratamento para interesses da magistratura é outro

Outro assunto tratado nas visitas aos locais de trabalho foi a aprovação, pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), de mais um benefí­cio para a magistratura: até dez folgas por mês ou compensação equivalente em dinheiro por conta de atividades administrativas ou processuais extraordinárias , o que daria até R$ 11 mil a mais por mês. A direção lembrou que medida similar já está valendo, desde maio, para procuradores do Ministério Público da União. Isso tudo em meio à luta de servidores e servidoras do PJU e do MPU por orçamento para repor as perdas salariais e contra a precarização do trabalho, reforçada pela contratação de milhares de pessoas sem concurso público, estabilidade e recebendo salários menores no Poder Judiciário. Diversos colegas demonstraram indignação não só com a velocidade, mas com o conteúdo do benefí­cio que foi, em última análise, viabilizado pelo próprio ministro Barroso. Em nenhuma hipótese um dia de folga para três trabalhados é uma medida justa, menos ainda se transformado em pecúnia.

No dia 17, o Sintrajufe/RS apresentará a Barroso uma pauta de reivindicações que incluirá, além da antecipação da parcela da reposição salarial, os seguintes pontos: fim da absorção dos quintos, nomeação para os cargos vagos nos tribunais , reestruturação da carreira e fim da residência jurí­dica, que significa a substituição de servidores e servidoras concursados por profissionais que recebem salários muito mais baixos.

Transporte para participação no ato público

Haverá transporte dos prédios das justiças Federal e Eleitoral até o TRT4. A saí­da do TRF4 e da JF será às 15h45min; para os e as colegas da Justiça Eleitoral, o transporte sairá, no mesmo horário, do Edifí­cio Assis Brasil (7 de Setembro).