Na próxima terça-feira, 25, o Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (Sindjus/RS) realiza ato público contra a extinção de cargos no Tribunal de Justiça do RS (TJRS). O protesto será às 13h30min, em frente ao TJRS e também terá como pauta a defesa da valorização na revisão do Plano de Cargos e Carreiras dos colegas do Judiciário Estadual.
Notícias Relacionadas
Em dezembro, o tribunal apresentou às entidades que representam os servidores e servidoras uma proposta de revisão do plano de carreira. A proposta inclui a extinção de cerca de mil cargos efetivos e a criação de mais de 600 cargos em comissão (Ccs).
O Sindjus/RS e a Associação dos Oficiais de Justiça do Rio Grande do Sul (Abojeris) desencadearam imediatamente uma campanha contra a proposta. Essa campanha teve o apoio de outras entidades, inclusive o Sintrajufe/RS, que publicou matérias sobre o tema, ressaltando a defesa dos concursos públicos como forma de ingresso no serviço público e, especificamente, no Judiciário.
Porém, no início de fevereiro, o Sintrajufe/RS, o Sindjus/RS, a Abojeris e outras três entidades foram obrigados a apagar publicações referentes ao tema. Uma associação de ocupantes dos cargos em comissão de assessor de juiz e de desembargadores do Tribunal de Justiça do RS moveu um processo contra essas entidades e obteve liminar, assinada pelo juiz Ramiro Oliveira Cardoso, da 11ª Vara Cível de Porto Alegre, obrigando o Sintrajufe/RS e demais entidades a apagarem uma lista de publicações em seus meios de comunicação sob pena de multa diária de R$ 50 mil, incluindo publicações futuras.
Veja AQUI a posição do Sintrajufe/RS.
Após o início da censura, sindicatos do RS e de outros estados, centrais sindicais, frentes, confederações e federações, incluindo a Fenajufe, já foram a público manifestar apoio ao Sintrajufe/RS, às demais entidades censuradas e à defesa dos concursos públicos como forma de ingresso no serviço público.