DESTAQUE

Servidores dão a largada na luta contra a reforma administrativa com ato no dia 15 de setembro em Porto Alegre

Reunida na manhã desta quinta-feira, 10, a Frente dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul, da qual o Sintrajufe/RS faz parte, deu a largada para a mobilização contra a reforma administrativa, que ataca direitos dos servidores e das servidoras e prejudica o atendimento à população. As diversas entidades que participaram da reunião decidiram pela realização de um ato público no dia 15 de setembro, às 11h, em frente à Escola Estadual Rio Grande do Sul (Washington Luiz, 980, Porto Alegre). A escolha do localuma escola ameaçada de fechamento pelo governador Eduardo Leite (PSDB)é, justamente, para alertar a população que a reforma administrativa de Bolsonaro e Guedes atinge todo o funcionalismo e acaba com serviços públicos como a saúde e a educação.

O ato será realizado com todos os cuidados de proteção à saúde e será o iní­cio da grande campanha em defesa dos serviços públicos e contra a reforma. A reunião desta quinta teve a participação de sindicatos de servidores federais, estaduais e municipais, além da CUT, CTB e outras centrais, demonstrando a unidade necessária para o combate à reforma. A importância dessa unidade, aliás, foi destacada pelos diretores do Sintrajufe/RS Marcelo Carlini e Zé Oliveira, que representaram o sindicato no encontro.

Também já está sendo construí­do um ato público para o dia 30 de setembro, data marcada como Dia Nacional de Mobilização contra a reforma e que já conta com a adesão de centrais sindicais, sindicatos e frentes. Em assembleia geral do Sintrajufe/RS, no dia 5, a categoria já aprovou adesão à data.

Enquanto Jair Bolsonaro (sem partido), Paulo Guedes e Rodrigo Maia (DEM-RJ) querem acabar com os serviços públicos, precarizar o trabalho dos servidores e retirar direitos da população, os sindicatos e as centrais estão construindo a luta para ampliar e melhorar os serviços oferecidos aos trabalhadores e às trabalhadoras. O dia 15 será um passo importante nessa caminhada que contará com uma campanha em redes sociais e veí­culos tradicionais de comunicação.