A Quintativa do Núcleo de Aposentados, Aposentadas e Pensionistas do Sintrajufe/RS (NAF) será realizada no dia 24, com uma visita à Casa de Cultura Mario Quintana, um dos espaços mais conhecidos do Centro Histórico de Porto Alegre. O ponto de encontro será diretamente no local, na entrada do andar térreo (Rua dos Andradas, 736), às 14h15min. Em sua última reunião, no dia 10, o NAF teve vários pontos de pauta, entre eles, o 27º Encontro Estadual de Aposentados, Aposentadas e Pensionistas, que será realizado no dia 28 de novembro.
Notícias Relacionadas
A Quintativa de setembro foi adiada em razão das chuvas que alagaram diversas ruas da cidade. Por isso, a visita à Casa de Cultura será realizada neste mês. O prédio foi inaugurado na década de 1930, projetado pelo arquiteto alemão Theodor Alexander Josef Wiederspahn, responsável por outras construções históricas do Centro de Porto Alegre. Após a visita, os e as participantes irão ao café da CCMQ, com as despesas do café por conta de cada aposentada, aposentado e pensionista e acompanhante.
Até 1980, no local funcionou o Hotel Majestic, tendo o poeta Mario Quintana como hóspede-morador por quase dez anos. Além da arquitetura e do o quarto do poeta preservado, a Casa proporciona diversas opções para os visitantes, como o Jardim Lutzenberger, bibliotecas, cinemas, teatros, acervos musicais, cafés e uma vista privilegiada do Guaíba. Também abriga galerias de arte e o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), com exposições com entrada gratuita.
Para participar da Quintativa, é necessário realizar inscrição até as 18h do dia 23, pelos seguintes canais: e-mail para [email protected]; mensagem de WhatsApp para (51) 98012-6003; ou ligação telefônica para o sindicato, no número (51) 32351977, com Carla.
Reunião do NAF
Na última quinta-feira, 10, ocorreu a reunião ordinária mensal do NAF. Os pontos de pauta foram: relato da reunião do CONAP na Fenajufe realizada nos dias 14 e 15/9, 27º Encontro Estadual do NAF, Quintativa mês de outubro, entre outros assuntos. O Encontro ocorrerá no dia 28 de novembro, uma quinta-feira, durante todo o dia. Mais informações serão divulgadas nos meios de comunicação do sindicato.
A diretora Arlene Barcellos e o colega Márcio Martins, presencialmente em Brasília, e a diretora Marli Zandoná e a colega Silvia Moro, de forma virtual, participaram do Encontro do Coletivo Nacional de Aposentados, Aposentadas e Pensionistas (Conap), que ocorreu em setembro. Avaliaram a atividade como uma ótima programação e bem organizada, contando com a presença de colegas dos diversos sindicatos da base da federação, de forma presencial e virtual.
Foi relatado que, no Conap, todos manifestaram preocupação com a disputa orçamentária e as dificuldades de tramitação da PEC 6/2024, que trata do fim da contribuição previdenciária de aposentados, aposentadas e pensionistas. A proposta de que seja apensada à PEC 555/2006, no Congresso Nacional vem enfrentando muitos empecilhos, criados pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), entre eles, a condição de serem apresentados, no mínimo, 300 requerimentos com pedido de apensamento para que a matéria seja colocada em pauta.
Outro assunto tratado na reunião foi o julgamento, no Supremo Tribunal Federal (STF), das ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs) contra regras da reforma da Previdência de Bolsonaro. Também foi feito um relato sobre o ato público do dia 8 de outubro, em frente ao TRF4, pelo pagamento dos quintos, efetuado apenas para servidores e servidoras do Paraná.
No espaço reservado para informações das atividades culturais, foram destacas duas colegas aposentadas. Uma delas foi a colega Lourdes Helena de Jesus da Rosa, com participação em sessão de autógrafos na Feira Literária de Paraty (Flip), no Rio de Janeiro, um dos mais importantes eventos literários do país, como autora de um dos textos da antologia “Mulheres contam entre suor, sangue e lágrimas”, lançada no evento. Também foi parabenizada a colega Lu Barros, que, comemorando 25 de carreira musical, apresentou, em Porto Alegre, o show autoral “Banho de mar”.
Por fim, novamente, foi feito um alerta sobre golpes envolvendo o nome do Sintrajufe/RS. Mesmo o sindicato tendo publicado várias matérias, enviado mensagens pelo T-Conecta e adotado as medidas cabíveis, inclusive registrando boletim de ocorrência e conversado com o delegado da 2ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre, Vinícius Nahan dos Santos, os golpistas continuavam a enviar mensagens e alguns colegas acabam sendo vítimas.
Foto: CCMQ Divulgação