SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

APOSENTADOS E APOSENTADAS

Quintativa de maio teve passeio na zona rural de Porto Alegre; próxima reunião do NAF ocorre dia 15/6

Na última quinta-feira, 25, aconteceu a Quintativa de maio do Núcleo de Aposentados, Aposentadas e Pensionistas do Sintrajufe/RS (NAF). A atividade contou com a presença de 25 colegas e acompanhantes, que passaram o dia em visita à Granja Lia, propriedade voltada ao turismo rural, localizada no Lami, zona sul de Porto Alegre.

Na chegada, os e as visitantes foram recebidos pela proprietária, Isabel Pacheco, que contou a história do local, que faz parte do projeto Caminhos Rurais, o qual reúne vários espaços para ecoturismo, turismo cultural e rural e estudos. Desde 1906, o local desenvolve atividades como pecuária e agricultura e, atualmente, volta-se para o turismo rural. No local, é oferecido almoço, com comida caseira preparada no fogão à lenha, além de café com produtos coloniais, trilhas, observação da fauna e da flora nativas, esportes ao ar livre, açude para esportes náuticos, entre outros.

Depois do almoço caseiro, com alimentos orgânicos produzidos no local ou de fornecedores da região, o grupo percorreu uma pequena trilha enquanto ouvia mais histórias sobre a região. Depois, os e as colegas colheram frutas (no sistema pegue e pague). A tarde foi de caminhadas pela Granja, descanso nas redes e muita conversa. O dia estava lindo e a temperatura muito agradável para essa atividade ao ar livre , conta a diretora do Sintrajufe/RS Arlene Barcellos.


Reunião do NAF 11/5 tratou de quintos, VPNI e arcabouço fiscal e contou com a presença da assessoria jurí­dica

O advogado Carlos Guedes, do escritório Silveira, Martins, Hübner, que presta assessoria jurí­dica ao Sintrajufe/RS, participou da parte inicial da última reunião do NAF, dia 11 de maio, que ocorreu em formato hí­brido (presencial, na sede do sindicato, e online). Ele fez uma análise sobre a questão dos quintos não absorvidos na recomposição salarial (lei 14523/2023) e sobre a não incidência dos 6% sobre as VPNIs (referente à primeira parcela da recomposição, paga em fevereiro de 2023).

Logo depois, o assunto foram as declarações do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) em evento em Nova York. Na ocasião, ele afirmou que a PEC 32/2020, de reforma administrativa, está pronta para ser votada. Os e as colegas manifestaram preocupação com o fato de a proposta ainda estar na pauta do Congresso.

Carreira foi outro ponto de pauta tratado na reunião do NAF. Os e as colegas reiteraram que é importante que, em qualquer debate, seja assegurada a paridade entre ativos e aposentados e aposentadas. Da mesma forma, mostraram apreensão com propostas do procurador-geral da República, Augusto Aras, que dá à PGR poderes para transformar, à sua vontade, cargos efetivos em cargos em comissão. No entendimento dos presentes à reunião, trata-se, na verdade, de extinção de cargos efetivos no Ministério Público da União (MPU).

Ao final da reunião, houve uma atividade lúdica, com dança e música.

Próxima reunião será no dia 15/6

A próxima reunião ordinária do NAF ocorrerá dia 15 de junho, em formato hí­brido, ou seja, presencial (na sede, Rua Marcí­lio Dias, 660) e online. A pauta será divulgada pelos meios de comunicação do sindicato nos próximos dias.

Aposentadas, aposentados e pensionistas que não tenham ainda participado de reuniões do NAF por videoconferência e queiram receber orientações sobre como proceder devem encaminhar e-mail para [email protected].