SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

APOSENTADOS E APOSENTADAS

NAF realiza reunião ordinária com avaliação de atividades e expectativa para o 12º Congrejufe

Na última quinta-feira, 10, foi realizada a reunião ordinária do Núcleo de Aposentados, Aposentadas e Pensionistas do Sintrajufe/RS (NAF). O encontro aconteceu em formato híbrido, reunindo colegas de diversos ramos do Judiciário Federal, tanto de forma presencial quanto virtual.   

No início da reunião, foi feito um relato sobre a Quintativa do mês de março, realizada no dia 27/3. A atividade foi um passeio no ônibus turístico panorâmico de Porto Alegre e contou com a presença do artista visual Leandro Selister, responsável pelas artes estampadas nos veículos da Linha Turismo da capital. A colega aposentada da Justiça Eleitoral, Silvia Moro, compartilhou sua experiência ao perceber que os impactos da enchente ainda estão visíveis pelas ruas da cidade, inclusive com marcas d’água nas paredes de prédios, o que tornou a atividade ainda mais tocante. 

Outro tema abordado na reunião foi o ato realizado no dia 20 de março, na Justiça do Trabalho, em Porto Alegre, considerado pelos participantes como uma mobilização importante e com boa adesão, mesmo diante da realidade de colegas em regime de teletrabalho. A mobilização teve como pautas centrais o envio ao STF do projeto de reestruturação da carreira, apresentado pela Fenajufe, e as recentes decisões do CSJT sobre o plano de saúde da Justiça do Trabalho — ambas consideradas fundamentais para mobilizar a categoria.

Em seguida, a dirigente Arlene Barcellos, também coordenadora do NAF, trouxe informes sobre a eleição da delegação para o 12º Congrejufe, que ocorrerá de 26 de abril a 1º de maio, em Foz do Iguaçu, conforme a assembleia estadual, realizada em 13 de março.

Entre os e as participantes da reunião, houve consenso quanto à importância de pautar no Congrejufe a extinção da contribuição previdenciária de aposentados, aposentadas e pensionistas, além da revisão na forma de cálculo das pensões. Também foi destacada a necessidade de que a reestruturação da carreira contemple esse segmento da categoria, garantindo participação ativa nos debates e decisões.

Também foi tratada a vacinação contra gripe, que já esta disponível pelo SUS, para os grupos prioritários e que os tribunais, para quem optar para vacinação pela rede privada está realizando reembolso conforme orientações de cada órgão.

Próximas atividades do NAF

Em razão da realização do Congrejufe no final de abril, não haverá Quintativa neste mês. A atividade será retomada em 29 de maio, com programação a ser definida na próxima reunião ordinária, marcada para o dia 8 de maio.

O Sintrajufe/RS reforça o convite à participação dos colegas aposentados, aposentadas e pensionistas nas reuniões e atividades do NAF, que são espaços de troca, acolhimento, organização e luta por direitos.