SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

CONCURSO

MPU lança edital de concurso público para o provimento de 152 vagas

O Ministério Público da União (MPU) irá realizar um concurso público para o provimento de 152 vagas de analista e técnico, mais cadastro de reserva. As inscrições serão abertas no dia 13 de janeiro e a data provável para a realização do concurso é o dia 4 de maio de 2025.

O edital foi divulgado nessa segunda-feira, 6. Veja AQUI.

São 87 vagas de analista e 65 de técnico, com a seguinte distribuição:

Analista do MPU – Direito56 vagas
Analista do MPU – Diferentes especialidades31 vagas
Técnico do MPU – Administração56 vagas
Técnico do MPU – Polícia Institucional8 vagas
Técnico do MPU – Enfermagem1 vaga

O prazo de validade do Concurso será de dois anos, contados da data da publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

Inscrições

As inscrições estarão abertas das 16h do dia 13 de janeiro até as 16h do dia 27 de fevereiro. O valor da taxa de inscrição para o cargo de analista é de R$ 120,00; para o cargo de técnico, a taxa de inscrição custa R$ 95,00. A inscrição é online, pelo link disponível AQUI.

Cotas

Das vagas que forem providas durante o prazo de validade do Concurso, 10% serão reservadas aos candidatos com deficiência, 20% aos candidatos negros e 10% para candidatos que concorrem a minorias étnico-raciais (população indígena, quilombolas, ciganos, povos/comunidades tradicionais).

Fases do concurso

O concurso terá prova objetiva para todos os cargos e prova discursiva exceto para o cargo de Técnico do MPU / Polícia Institucional. Neste caso, haverá teste de aptidão física, avaliação médica e programa de formação profissional. Haverá, ainda, procedimento de heteroidentificação e avaliação biopsicossocial para aqueles que concorrerem, respectivamente, à reserva de vagas para candidatos negros/minorias étnico-raciais e para candidatos com deficiência.