O Sintrajufe/RS e diversos outros sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras acabam de lançar um manifesto contra os novos pedágios que o governador Eduardo Leite (PSD) quer colocar no caminho dos gaúchos da Região Metropolitana, do Litoral e da Serra. No final de outubro, Leite anunciou a concessão do “bloco 1” de rodovias estaduais. Esse bloco inclui uma nova rodovia, a RS-010, e as seguintes já existentes: RS-020, RS-040, RS-115, RS-118, RS-235, RS-239, RS-466 e RS-474.
Notícias Relacionadas
O manifesto alerta que o custo será repassado aos usuários: “mais um ataque à renda do trabalhador, que vai arcar com R$ 0,21 por quilômetro rodado”, denuncia o texto. As entidades apontam ainda que “esse projeto representa, também, um golpe na produção, pois encarece o transporte e prejudicar o comércio e a economia local” e que existem alternativas: “O que falta é vontade política de priorizar o INTERESSE PÚBLICO sobre os lucros de grandes conglomerados”.
O texto conclui anunciando que os sindicatos estarão “presentes e organizados nas audiências públicas para dizer, em uníssono: PEDÁGIO NÃO! EM DEFESA DO BOLSO DO TRABALHADOR!”.
Veja abaixo o texto completo e as entidades que o assinam:
| MANIFESTO DOS SINDICATOS DE TRABALHADORES E TRABALHADORAS CONTRA OS PEDÁGIOS NAS RODOVIAS GAÚCHAS As entidades sindicais e representativas da classe trabalhadora abaixo-assinadas vêm a público manifestar sua TOTAL OPOSIÇÃO ao projeto de concessão do Bloco 1 de rodovias, imposto pelo Governo do Estado, que prevê a cobrança de pedágio free-flow nas principais estradas da Região Metropolitana, Litoral e Serra, incluindo a ERS-020 e ERS-239. NÓS, TRABALHADORES E TRABALHADORAS, NÃO VAMOS PAGAR POR ESTA CONTA! O pedágio anunciado em 28 de outubro de 2025 é mais um ataque à renda do trabalhador, que vai arcar com R$ 0,21 por quilômetro rodado. Esse projeto representa, também, um golpe na produção, pois encarece o transporte e prejudicar o comércio e a economia local; NÃO ACEITAMOS A FALÁCIA de que “não há outra solução”. Existem alternativas! O que falta é vontade política de priorizar o INTERESSE PÚBLICO sobre os lucros de grandes conglomerados. Convocamos toda a comunidade do Vale do Paranhana, pois a aprovação desses pedágios afetará a todos(as), sejam trabalhadores(a) ou empresários(as). Estaremos presentes e organizados nas audiências públicas para dizer, em uníssono: PEDÁGIO NÃO! EM DEFESA DO BOLSO DO TRABALHADOR! Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB Cpers Sindicato – 32º Núcleo – Taquara Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Vale do Paranhana Sindicato dos Empregados no Comércio de Taquara Sindicato dos Municipários de Estância Velha – Simev Sindicato dos Municipários de Taquara Sindicato dos Professores Municipais e Trabalhadores da Educação de Taquara – Sintraed Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom Sindicato dos Sapateiros de Igrejinha Sindicato dos Sapateiros de Parobé Sindicato dos Sapateiros de Rolante Sindicato dos Sapateiros de Sapiranga Sindicato dos Servidores Municipais de Parobé – ASMUP Sindicato Dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União – SINTRAJUFE/RS Sindicato dos Trabalhadores em Hotelaria e Gastronomia de Gramado Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Calçados de Taquara Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Calçados de Três Coroas Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Material Elétrico de Taquara Sindicato dos Trabalhadores no Calçado de Rolante |
Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini














