Na próxima quinta-feira, 6 de maio, o Sintrajufe/RS realiza o segundo evento da jornada A saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras ameaçada: trabalhar sim, adoecer não . O tema será Formação do Estado brasileiro: as raízes da subalternidade e terá como painelistas Henrique Carlos de Oliveira Castro, cientista político, professor de Ciência Política e Relações Internacionais na Ufrgs, pesquisador e diretor no Brasil da Pesquisa Mundial de Valores (World Values Survey), e Márcia Tiburi, filósofa, escritora e professora da Universidade Paris 8.
Notícias Relacionadas
Conhecer as origens da formação do Estado brasileiro é necessário para se entender o processo de construção das relações de trabalho, com sua história de escravidão e subalternidade do povo que trabalha, do profundo atraso da elite nacional e suas formas de violência para manter o status quo. De que forma as origens escravagistas e coloniais têm a ver com a situação da classe trabalhadora na atual fase do capitalismo, marcada por destruição das soberanias dos Estados, precarização de direitos, controle total do trabalhador e formas de enfrentamento, seu fracasso como projeto civilizatório e nosso papel nesse contexto.
Sobre o painelista e a painelista
Henrique Carlos de Oliveira Castro é doutor e mestre em Ciência Política e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). É professor convidado da Universidad Técnica Privada de Loja, Equador e pesquisador e professor convidado do Kellogg Institute for International Studies at the University of Notre Dame, EUA. Castro é pesquisador principal da Pesquisa Mundial de Valores (World Values Survey) e diretor nacional no Brasil e integra o Grupo de Trabalho Values 20 (V20), uma comunidade global de especialistas e profissionais acadêmicos que tem como objetivo propor políticas públicas nacionais e globais para os líderes do G20 baseadas em valores e centradas nas pessoas.
Márcia Tiburi é doutora e mestra em Filosofia (Ufrgs) e professora da Universidade Paris 8. Publicou diversos livros de filosofia, entre eles Como conversar com um fascista (2015), Ridículo Político (2017) e Um fascista no Divã (2021), além de vários romances.
Assédio moral e sexual foram tema do primeiro painel
No final da tarde dessa quinta, 29, o Sintrajufe/RS deu início à jornada de formação. Com mediação da diretora do Sintrajufe/RS Mara Weber, o evento de abertura teve a participação da médica e professora Margarida Barreto e da desembargadora do TRT4 Tânia Reckziegel, coordenadora da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual do CNJ, que falaram sobre o tema Prevenindo e enfrentando o assédio moral e sexual no trabalho . Uma síntese das falas das participantes pode ser conferida aqui.
Na agenda do evento constam ainda outros cinco encontros. A jornada foi organizada de modo que saúde e relações de trabalho sejam pensadas de maneira ampla, com a compreensão da realidade em que estamos inseridos. A programação pode ser conferida aqui.
O evento conta com a parceria de diversos sindicatos e instituições na divulgação e na retransmissão. Todos os encontros são abertos ao público, que pode acompanhar as palestras pelo canal no Youtube e na página do Facebook do Sintrajufe/RS e das entidades parceiras. Aos interessados, haverá emissão de certificado de participação; o formulário é disponibilizado aos participantes durante a transmissão de cada evento.