SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

ANTECIPA, BARROSO

Fenajufe solicita audiência com Barroso para apresentar pauta de reivindicações da categoria

A Fenajufe solicitou audiência com o recém-empossado presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luís Roberto Barroso, com o objetivo de apresentar a pauta de reivindicações das servidoras e dos servidores do Judiciário. O documento destaca, entre outros pontos, a antecipação do pagamento da terceira parcela da recomposição salarial, de 2025 para 2024.

O projeto de recomposição salarial foi aprovado no Congresso Nacional no fim do ano passado e concedido em três parcelas: 6% em 1º de fevereiro de 2023; 6% em 1º de fevereiro de 2024; e 6,13% em 1º de fevereiro de 2025, totalizando 19,25% cumulativamente.

A antecipação do pagamento é essencial para diminuir as perdas salariais da categoria, que já ultrapassam mais de 30%. A Fenajufe destaca, ainda, que, nos quatro anos de governo Bolsonaro, o reajuste dos servidores e das servidoras do PJU foi zero.

A pauta conta com 12 itens prioritários, incluindo a reestruturação da malha salarial e a política de recomposição da categoria; estudos e propostas de atualização para as estruturas dos cargos/especialidades, áreas, competências e atribuições; desenvolvimento, qualificação e qualidade de vida no trabalho (QVT); reenquadramento dos e das auxiliares; reajuste dos valores dos benefícios (auxílio-alimentação e assistência pré-escolar); teletrabalho, trabalho remoto, inovações tecnológicas e mudanças no processo de trabalho com impactos na carreira; regulamentação da Polícia Judicial, entre outros temas.

Confira a pauta completa AQUI.

A Fenajufe também solicitou reunião com a secretária-geral do CNJ, Adriana Alves dos Santos Cruz, e com o diretor-geral do STF, Eduardo Silva Toledo. O objetivo é estabelecer uma linha de negociação com os novos representantes dos órgãos para que as demandas sejam atendidas.

Mobilização pela antecipação e pela derrubada dos vetos

A Fenajufe e sindicatos de base, como o Sintrajufe/RS, realizaram um ato em frente ao STF, na quinta-feira, 19, para pressionar o tribunal pela antecipação da terceira parcela da recomposição salarial dos servidores e das servidoras do PJU.

A federação também mantém uma mobilização permanente no aeroporto de Brasília, com faixas e cartazes, com o objetivo de chamar a atenção das autoridades em relação à antecipação da parcela da recomposição. Nessa segunda-feira e terça-feira, 23 e 24, os e as parlamentares que desembarcaram na capital federal foram surpreendidos com um pedido da categoria pela derrubada dos vetos 10 e 25/23, que tratam de assuntos como a não absorção dos quintos nas parcelas da recomposição salarial e a obtenção do nível superior (NS) para os técnicos do MPU, entre outros.

Fonte: Fenajufe