Na última quarta-feira, 29, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou o edital do Concurso Unificado da Justiça Eleitoral para preenchimento de 389 vagas em 26 tribunais regionais eleitorais (incluindo o TRE-RS) e o TSE. No entanto, a data da aplicação das provas gerou muita preocupação para as servidoras e servidores da JE, por conta da proximidade com as eleições municipais de 2024, inviabilizando inclusive a participação desses servidores no concurso.
Notícias Relacionadas
Por conta disso, a federação decidiu encaminhar ofício ao TSE solicitando a alteração na data do concurso. A prova foi marcada para ocorrer em todo o país no dia 22 de setembro de 2024; já as eleições estão previstas para os dias 6 (1º turno) e 27 de outubro (2º turno).
Conforme a Fenajufe, é inadequada a realização de uma prova em âmbito nacional, que envolverá a Justiça Eleitoral, duas semanas antes das eleições municipais e em plena reta final de campanha eleitoral.

São 389 vagas, sendo 116 para cargos de analista judiciário e 273 para cargos de técnico judiciário, além da formação de cadastro reserva. Para o TRE-RS, serão disponibilizadas quatro vagas, sendo duas para analista judiciário – área judiciária e duas para técnico administrativo – área administrativa.
O período de inscrições vai de 4 de junho a 18 de julho. As normas gerais para o certame foram estabelecidas pela resolução 23.724, de 10 de outubro de 2023, do TSE, prevendo a reserva de 20% de vagas para pessoas negras, 10% para pessoas com deficiência e 3% para pessoas indígenas. O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) será a banca organizadora do concurso.
Em outubro do ano passado, durante reunião com o diretor-geral do TSE, Rogério Galloro, a Fenajufe expressou preocupação com a demora na publicação do edital do concurso unificado — tendo em vista, justamente, as eleições municipais deste ano e os desafios que servidores e servidoras da Justiça Eleitoral enfrentam nesse período.
Editado por Sintrajufe/RS; fonte: Fenajufe
Foto: Agência Brasil