FAMÍLIAS ENDIVIDADAS

Endividamento e inadimplência batem novos recordes e demonstram degradação da qualidade de vida da população brasileira

Levantamento divulgado nesta segunda-feira, 5, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), demonstra a degradação da qualidade de vida dos trabalhadores e das trabalhadoras no Brasil. O crescimento do endividamento e da inadimplência bate recordes e deixa a população em graves dificuldades financeiras.

No dia 28 de agosto, durante o debate dos candidatos à Presidência, Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, disse que a economia está bombando . O que está bombando, porém, são as dí­vidas das famí­lias brasileiras: o endividamento já atinge 79% do total de lares no paí­s. A alta de devedores foi de 1 ponto percentual em agosto ante julho, enquanto, em um ano, o avanço foi de 6,1 pontos.

O número de pessoas que atrasaram o pagamento de contas de consumo ou de dí­vidas também cresceu em agosto, alcançando 29,6% do total de famí­lias no paí­s, maior percentual da série histórica iniciada em 2010. A alta foi de 0,6 ponto percentual no mês e 4 pontos em um ano. Do total de inadimplentes, 10,8% afirmaram que não terão condições de pagar contas já atrasadaspermanecendo na inadimplência.

A alta do endividamento e da inadimplência aparece em um momento em que a inflaçãoespecialmente dos alimentosnão para de subir. Os salários, por outro lado, caem a cada mês, enquanto aumenta a informalidade e a precarização dos postos de trabalho. Nos melhores casos, as reposições conquistadas são insuficientes: apenas 31% dos reajustes ficam acima da inflação em julho. Precisando gastar parte significativa dos salários para comer, as famí­lias muitas vezes não conseguem pagar as demais contas.

Com informações do portal G1.