SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

SEM SERVIÇO PÚBLICO NÃO HÁ DEMOCRACIA

28 de outubro: Dia das Servidoras e dos Servidores Públicos

O Dia das Servidoras e dos Servidores Públicos, 28 de outubro, é uma data para reafirmarmos a importância desses trabalhadores e trabalhadoras na garantia da democracia e do acesso da população brasileira a direitos essenciais. Por isso, o Sintrajufe/RS entende que a reconstrução do país passa, necessariamente, pela valorização dos servidores e das servidoras.

No Brasil, há cerca de 11 milhões de servidores e servidoras: 10% são federais; 30%, estaduais; e 60%, municipais. Esses trabalhadores e trabalhadoras são responsáveis pelo atendimento e pela prestação de serviços a 213 milhões de brasileiros e brasileiras, assegurados constitucionalmente, que abrangem áreas como saúde, educação, justiça e segurança.

Não existe democracia sem que a população consiga acessar direitos básicos, os quais foram conquistados e mantidos devido à luta dos servidores e das servidoras em conjunto com a população. Isso apesar das ameaças de privatização, terceirização total e precarização no trabalho e nos salários (um fantasma que atinge tanto o setor público quanto o setor privado).

Este é um dia para reafirmar a importância dos servidores e das servidoras das três esferas e reforçar que é preciso enterrar de vez propostas como a de reforma administrativa. Dessa forma, poderemos abrir um novo ciclo de democracia nas relações de trabalho, de valorização e efetiva reconstrução do serviço público no Brasil.