SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

ORGANIZAÇÃO

Conjuntura será um dos temas da pauta do 10º Congresso do Sintrajufe/RS; conheça os painelistas e a painelista

O 10º Congresso Estadual do Sintrajufe/RS terá iní­cio na noite de 30 de junho, quando será apresentado o Painel de conjuntura . Para falar sobre o tema, estarão presentes o colega aposentado do TRT4 e cientista polí­tico José Vieira Loguércio, o assessor polí­tico Júlio Turra Filho e a professora e economista Marilane Oliveira Teixeira. O Congresso acontece de 30 de junho a 2 de julho, no Hotel Continental, em Porto Alegre. O prazo para eleição de delegados e delegados se encerra na segunda-feira, 26.

A discussão sobre conjuntura será conduzida pelo texto-base apresentado pela direção do sindicato intitulado Reconstruir o Brasil! Lutar para recuperar os direitos e os serviços públicos!

O texto defende que os desafios que se apresentam impõem que não há saí­da para nossa categoria, para os serviços públicos e para a nação, sem ligá-la aos demais trabalhadores e trabalhadoras brasileiros . Entre os desafios, são citados os efeitos da guerra na Europa nos mais diversos paí­ses; ofensivas contra a democracia e os direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras; cortes em áreas básicas, como saúde e educação; e aumento do custo de vida. Mais especificamente em relação aos serviços públicos, ao Judiciário e ao Ministério Público da União, o texto menciona, entre outras, as ameaças decorrentes da PEC 32/2020, de reforma administrativa; a militarização do Estado; os ataques ao meio ambiente e à vida de povos indí­genas; as tentativas de descredibilizar o sistema eleitoral, em 2021 e 2022, e de golpe, em 8 de janeiro.

A avaliação é que o governo Lula, em seus primeiros meses, tomou medidas positivas, como reposição salarial para servidores e servidoras do Executivo, retirada de empresas da lista de privatizações, redução no preço dos combustí­veis, reajuste do piso nacional do magistério, aumento real do salário mí­nimo, elevação da faixa de isenção do IRPF. No entanto, há vários obstáculos a serem superados, como as amarras e os gatilhos do arcabouço fiscal; a alta taxa de juros do Banco Central; e a disputa no Congresso, principalmente a partir do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

A direção avalia que é preciso construir outra via que não a prisão do jogo estabelecido neste Congresso de maioria reacionária e que o governo pode e deve servir de alavanca para a mobilização social necessária . Para isso, sindicatos e movimentos sociais devem colocar em movimento a força social que derrotou Bolsonaro em 2022 .

Veja AQUI o caderno de texto-base.

Sobre os convidados e a convidada

José Loguércio é funcionário aposentado do TRT4, anistiado polí­tico, mestre e doutor em Ciências Polí­ticas pela Ufrgs.

Júlio Turra foi membro da direção executiva nacional da CUT, entre 1997 e 2019, e, atualmente é assessor polí­tico da central sindical.

Marilane Oliveira Teixeira é economista, doutora em Desenvolvimento Econômico e Social pela Unicamp, professora e pesquisadora do Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho (Cesit/Unicamp).


Eleição de delegados: prazo termina no dia 26 de junho

A eleição de delegados e delegadas ao 10º Congresso Estadual do Sintrajufe/RS deve ser realizada em reunião convocada nos setores de trabalho (vara, seção, etc.) especificamente para esse fim. Em cada setor, a proporção é de um delegado ou delegada para cada cinco sindicalizados ou sindicalizadas presentes à reunião. De comum acordo ou por maioria dos trabalhadores e das trabalhadoras, os setores poderão realizar a eleição em conjunto.

Na Justiça Eleitoral do interior, as delegadas e os delegados poderão ser eleitos por cartórios de diferentes cidades e, ainda, realizar eleições em conjunto com as justiças do Trabalho, Federal e Militar e do MPU. Em qualquer situação, a proporção é de um delegado ou delegada para cada cinco sindicalizados ou sindicalizadas que assinarem a ata de presença.

Atas de eleição

A inscrição só será efetivada com o envio das atas de eleição e das listas de presença para o e-mail [email protected]. Há também a opção de entrega na sede do Sintrajufe/RS, rua Marcí­lio Dias, 660, bairro Menino Deus, Porto Alegre.

Veja AQUI o modelo de ata e lista de presença.

Observadores e observadoras

O Congresso estará aberto à participação de observadores e observadoras (apenas com direito a voz), que poderão corresponder a, no máximo, metade do número de delegados eleitos; será assegurado pelo menos um observador ou observadora por setor de trabalho ou região.

Os nomes dos observadores e das observadoras também deverão constar na ata de eleição.

Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com a Secretaria de Organização e Polí­tica Sindical, com Etel ou Gisele, pelo e-mail [email protected], pelo fone (51) 3235-1977, opção 1, ou pelo WhatsApp (51) 99566-0786.