SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

DESTAQUE

Assistentes de gabinete do TRT lotam saguão do tribunal em reunião e preparam luta por melhores condições de trabalho

Na quinta-feira, 13, os assistentes de gabinetes do TRT reuniram-se em grande número no saguão do tribunal para debater a melhoria de suas condições de trabalho. Os servidores exigem a destinação de, pelo menos, mais dois assistentes em cada um dos gabinetes, em razão do crescimento cada vez maior do volume de trabalho, gerando jornadas de até 10 horas, adoecimento fí­sico e psicológico pelo cumprimento das metas.

A servidora Elaine Peixoto, assistente do TRT, lembrou a preocupação da administração com a valorização do primeiro grau, demanda legí­tima, mas reforçou a necessidade de atenção aos problemas também dos servidores do segundo grau. Ela salientou o adoecimento crescente da categoria, destacando a mobilização dos colegas no abaixo-assinado destinado à presidente do TRT no qual os colegas pedem mais dois servidores para cada gabinete.

O diretor do Sintrajufe/RS Cristiano Moreira afirmou que a melhoria das condições de trabalho deve ser uma das prioridades da categoria, tendo em vista a precarização crescente em todos os setores. O dirigente lembrou a redução das lotações dos gabinetes em 2011, com a redução posterior do prazo para confecção de votos, uma contradição que traz prejuí­zo à saúde dos servidores. O diretor informou que, no VII Congresso Estadual do Sintrajufe/RS, realizado no último final de semana, houve um painel especí­fico sobre saúde e condições de trabalho para debater esses problemas e que em breve será realizada pelo sindicato pesquisa qualitativa sobre os efeitos do processo eletrônico na saúde dos servidores. Lembrando a mobilização dos assistentes nas últimas greves e as assinaturas no abaixo-assinado, o dirigente propôs a criação de um coletivo de assistentes de gabinete, a fim de manter a mobilização e o debate permanentes sobre as especificidades e problemas dessa função .

Ao final da reunião, os colegas deliberaram pelo agendamento de reunião com a administração do tribunal para entrega do abaixo-assinado, na qual, além do sindicato, estará presente uma comissão com um representante de cada gabinete do TRT. Além disso, ficou deliberado que essa comissão ficará responsável por convocar a reunião do coletivo de assistentes de gabinete. Após a reunião, a direção do Sintrajufe/RS enviou ofí­cio ao TRT solicitando a reunião para debater os problemas e fazer a entrega dos abaixo-assinados, o que deve ocorrer em breve.

Confira AQUI o ofí­cio enviado à presidência do TRT.