SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

DESTAQUE

Sintrajufe/RS participa de ato dos servidores públicos federais no lançamento da campanha salarial, em Brasí­lia

Ao lado das demais entidades que compõem o Fórum Nacional em Defesa dos Servidores e Serviços Públicos, a delegação do Sintrajufe/RS participou do ato de lançamento da campanha salarial, nesta quarta-feira, 5, em Brasí­lia, em frente ao  Ministério do Planejamento. Cerca de 2 mil servidores, representando dezenas de entidades sindicais do serviço público federal de todo o paí­s, fizeram o primeiro protesto nacional da categoria neste ano. Na ocasião, os representantes dos trabalhadores tentaram uma audiência com a ministra da pasta, Miriam Belchior, que se negou a recebê-los.

Só após intensa pressão, uma comissão de trabalhadores conseguiu ser recebida pelo titular da Secretaria de Relações do Trabalho do ministério, Sérgio Mendonça, para apresentar as reivindicações já protocoladas em janeiro. Após a entrada dos representantes dos servidores para a reunião, os manifestantes que se concentravam pacificamente à entrada do prédio foram repelidos pela polí­cia, que chegou a utilizar spray de pimenta sobre as pessoas. 

Ao fim do encontro, além de comprometer-se a buscar uma audiência com a ministra, o secretário afirmou que todas as questões abordadas na pauta de reivindicações dos servidores serão respondidas, por escrito, antes do Carnaval. 

Durante o ato, representantes das entidades nacionais se revezaram em discursos que criticaram as prioridades dadas à Copa do Mundo e ao pagamento da dí­vida pública no orçamento da União. Também destacaram a necessidade de os servidores se mobilizarem de forma coesa e avisaram ao governo que está sendo construí­da uma greve unificada, que acontecerá caso o governo não aceite negociar de fato as demandas apresentadas. Entre elas, estão data-base e uma polí­tica salarial permanente que reponha as perdas causadas pela inflação.

Em 2012 começamos com uma marcha e terminamos com uma grande greve. Neste ano não vai ser diferente , falou o coordenador da Fenajufe Saulo Arcangeli. Ele disse acreditar na força da categoria para fazer com que os recursos orçamentários não sejam só direcionados à Copa do Mundo.

O diretor do Sintrajufe/RS Fagner Azeredo fez uma avaliação positiva do ato. Diante da intransigência inicial e até da truculência com que fomos tratados, conseguimos cobrar nossa pauta de reivindicações e obter um prazo de resposta , afirmou. Para o dirigente, no entanto, os trabalhadores não devem aguardar passivamente. É preciso reforçar a mobilização com vistas à construção de uma greve unificada forte, para vencer a polí­tica de reajuste zero do governo Dilma , concluiu.

A manifestação desta quarta-feira em Brasí­lia foi a segunda atividade da campanha unificada. A primeira ocorreu no dia 22 de janeiro, quando houve o lançamento nos estados. No Rio Grande do Sul, o Fórum Gaúcho dos Servidores Públicos Federais, do qual o Sintrajufe/RS faz parte, colocou faixas nas ruas, distribuiu carta aberta, promoveu entrevista coletiva para apresentar a pauta à imprensa, além de realizar uma palestra sobre a dí­vida pública.
 
 
Â