SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

DESTAQUE

Sintrajufe/RS homenageará Cláudio Levitan no 8º Troféu Palavra Viva

Em sua 8ª edição, o Troféu Palavra Viva do Sintrajufe/RS homenageará, neste ano, o escritor, desenhista e compositor gaúcho Cláudio Levitan. A entrega do convite foi feita na tarde do dia 18/9 pelo diretor Paulinho Oliveira, acompanhado de Caio Riter, escritor e oficineiro do sindicato, e pela assessora Ana Paula Faria.

Oferecido pelo Sintrajufe/RS, o Troféu Palavra Viva foi criado em 2006, com o objetivo homenagear anualmente um escritor gaúcho. Já receberam a premiação os escritores Sérgio Napp, Marô Barbieri, Walmor Santos, Hermes Bernardi Jr., Valesca de Assis, Maria Carpi e Dilan Camargo.

Eu me sinto extremamente lisonjeado disse Levitan. Receber esse prêmio significa que as coisas que estamos fazendo não estão passando em brancas nuvens. Fico mais honrado ainda ao saber que essa escolha foi feita entre tantos escritores importantes de nosso estado, o que me faz sentir muito valorizado , concluiu.

A cerimônia acontecerá na sexta-feira, dia 18 de outubro, a partir das 20h, no auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223, Porto Alegre). Na mesma noite, também acontece a premiação do 8º Concurso Literário Mario Quintana e do 8º Concurso Fotográfico, ambos oferecidos pelo Sintrajufe/RS. 

Nascido em Porto Alegre, em 8 de março de 1951, Cláudio Levitan é arquiteto de formação, mas suas atividades atuais são a música e a literatura infantil. É autor dos CDs O primeiro disco , Minha longa milonga , Opereta pé de pilão , Projeto LP , Canções do livro das crianças perdidas e Avulsas , com os quais ganhou vários prêmios, entre eles, Açorianos, Tibicuera, Itaú Cultural, além do reconhecimento da Unesco pelo seu trabalho Minha longa milonga .

Levitan é autor de O porão misterioso (Prêmio Açorianos de Literatura Infantil 2001), Pimenta do Reino em Pó (indicado ao Prêmio Açorianos de Literatura Infanto-Juvenil 2007) e Porto Alegre no livro das crianças perdidas . Escreveu ainda Tangos e tragédias em quadrinhos , com desenhos de Edgar Vasques, e participou de antologias de contos como Caio de amores , Nós, os gaúchos , Contos no solar , 101 que contam , Breví­ssimos e Histórias de quinta . Claudio Levitan é também o responsável pela transformação em história em quadrinhos do livro-poema Pé de pilão , de Mario Quintana, de edição esgotada.