SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

DESTAQUE

Com música, poesia e muita emoção, Sexta Básica abre a 6ª FestiPoa Literária

 

 
A emoção tomou conta do Salão Multicultural na noite de 10 de maio, durante a Sexta Básica do Sintrajufe/RS, quando foi aberta a programação cultural da 6ª FestiPoa Literária (Festa Literária de Porto Alegre). 

Com a presença do escritor homenageado Cristovão Tezza, o público pode curtir uma inspiradí­ssima apresentação do Trio Chico, que interpretou canções de autoria de Viní­cius de Moraes. O sax de Pedro Gonzaga e o violão de Rodrigo Reinheimer formaram a moldura perfeita para a voz marcante de Andrea Cavalheiro, que interpretou clássicos do poetinha , explorando toda a carga lí­rica das letras. Na sequência, Paula Taitelbaum, Eliana Mara Chiossi, Pedro Gonzaga e Éverton Behenck protagonizaram um emocionante sarau de poesia. A noite terminou com uma performance clown-poética de Melissa Dornelles, bastante aplaudida.

A diretora do Sintrajufe/RS Bárbara Kern Wilbert destacou a importância da parceira do sindicato com a Festipoa: Com esta Sexta Básica, conseguimos atrair e agregar pessoas de outras áreas, além das pessoas da categoria , disse. Além disso, nosso apoio à Festipoa dá muito mais visibilidade às ações culturais de nosso sindicato , afirmou a dirigente.

O colega da Justiça do Trabalho Fernando Ramos, idealizador da Festipoa Literária, comemorou o sucesso da 6ª edição do evento e elogiou o apoio do Sintrajufe/RS. Temos muitas novidades neste ano: mais cursos, mais oficinas e uma variedade maior de expressões , falou. Conseguimos trazer o Cristóvão Tezza, um escritor de fora do estado, de expressão nacional, e isso graças ao crescimento de nossa teia de apoiadores, da qual o Sintrajufe/RS é o parceiro número 1 , disse ele. 

O escritor Cristóvão Tezza, homenageado deste ano na Festipoa, mostrou-se bastante animado com a festa. Estou muito honrado em ser chamado para um evento como este, que homenageia o livro e a leitura, principalmente pela importância do Rio Grande do Sul no cenário da literatura brasileira e da participação de Porto Alegre nos festivais literários e de sua Feira do Livro. O envolvimento de tudo o que se diz sociedade civil em defesa do livro e da leitura é altamente positivo , disse o escritor.

Uma das mais assí­duas frequentadoras das Sextas Básicas do sindicato, a colega Roseli Coelho Fossari, da 13ª VT, elogiou a organização e as escolhas musicais e literárias. Participo de quase todas as Sextas Básicas e gosto muito da atividade , disse ela. Além da ótima organização e da qualidade artí­stica das atrações, é também uma ótima oportunidade de conversar, conhecer pessoas e fazer novos amigos .

Quem também marcou presença na Sexta Básica foi o jornalista, escritor e tradutor Eduado Bueno, o Peninha, que veio prestigiar a apresentação de sua esposa, a publicitária, produtora cultural, atriz, jornalista e poetisa Paula Taitelbaum. O sindicato está de parabéns pelo evento. Gostei muito, e, com certeza, virei também nas próximas , falou.

A programação completa da 6ª Festipoa Literária pode ser conferida em http://festipoaliteraria.blogspot.com.br/.
 
Â