SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

ORGANIZAÇÃO

Fabiana Cherubini, diretora do Sintrajufe/RS, assume duas coordenações na Fenajufe

A diretora do Sintrajufe/RS Fabiana Cherubini assumiu as coordenações de Imprensa e Comunicação e de Servidores e Servidoras com Deficiência da Fenajufe. Eleita no 12º Congresso Nacional (Congrejufe), em maio de 2025, pela chapa Democracia e Luta, Fabiana estava na suplência e assumiu após o pedido de licença de Juliana Rick, em junho.

Fabiana é oficiala de justiça da Justiça do Trabalho e diretora do Sintrajufe/RS na gestão 2025-2028, onde atua na Secretaria de Organização e Política Sindical. É também vice-presidente da Fenassojaf. Ela é a segunda diretora do sindicato a integrar esta gestão da Fenajufe; Arlene Barcellos tomou posse em 2025.

“É uma grande responsabilidade ingressar na coordenação da Fenajufe, entidade que congrega 26 sindicatos e representa os cerca de 130 mil servidoras e servidores do PJU e MPU, neste momento crítico, em que sofremos ataques de todas as ordens: na questão salarial, nos direitos e garantias do serviço e do servidor público, questões previdenciárias, redução do quadro, além da disputa orçamentária com a Magistratura” analisa Fabiana. “Não podemos esquecer a ameaça sempre premente de reforma administrativa, a luta pela reestruturação e pela derrubada dos vetos.” Neste momento, Fabiana considera que um dos grandes desafios é “manter a unidade da categoria, evitando a fragmentação que só enfraquece a luta e abre brechas para inúmeros retrocessos”.