Nesta sexta-feira, 28 de fevereiro, é o Dia Mundial de Combate a LER/DORT, data para conscientizar e trabalhar com a prevenção das Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Para marcar esta importante data, o Sintrajufe/RS conversou com o médico do trabalho, Dr. Geraldo Azevedo, da assessoria de saúde do sindicato.
Notícias Relacionadas
De acordo com Azevedo, “a experiência de conviver com dor crônica é bastante penosa”. O ergonomista destaca que grande parte das pessoas que convivem diariamente com dor, também podem apresentar sofrimento psíquico. Esses problemas de saúde, além de impactarem diretamente na realização do trabalho, afetam a vida das trabalhadoras e trabalhadores como um todo.
A prevenção é o melhor tratamento. Em artigo publicado, Geraldo afirma que o estabelecimento de pausas durante a jornada de trabalho, com intervalos entre as jornadas ou com a própria redução da jornada de trabalho, é um importante elemento para a prevenção de distúrbios osteomusculares e de acidentes de trabalho.
Clique AQUI e confira o artigo completo
Geraldo também refere que “quando conversamos sobre LER / DORT lembro sempre da fala doída de um paciente:
- Não me sinto muito bem doutor. Estou cansado, quase sempre com dor e acho que também estou com depressão. Depois desse tempo todo… .
- Procurei a psicóloga do sindicato para pedir ajuda. Não aguento mais…
- Não aguento mais ter que convencer os peritos e outros que me atendem que estou com dor. Não aguento mais ver os vizinhos me olhando com aquela cara, como se eu fosse um vagabundo. E tudo que eu sempre tentei fazer foi continuar trabalhando pra poder cuidar da minha família.
- Até já tentei voltar pra empresa, acho que eu consigo fazer algumas coisas em outros setores, com trabalho mais leve, mas agora eles não deixam. Tô igual ao que tava antes e antes diziam que eu tava bom, que eu era vagabundo, que era tudo psicológico, tinha que trabalhar. E agora não posso. Eu não sou vagabundo! Merda! Eu não sou vagabundo!
De acordo com a Universidade de Brasília (UnB), uma das LER-DORT mais desafiadoras é a dor lombar. As estimativas mais atualizadas demonstram que havia, em 2020, aproximadamente 619 milhões de pessoas com dor lombar em todo o mundo.
Um dos aspectos primordiais no enfrentamento e prevenção, é a ação multiprofissional – como a que temos no Sintrajufe/RS – com foco na educação em saúde e na compreensão dos fatores de risco que levam às doenças.
Dr. Geraldo lembra que nosso sindicato está “de portas abertas para todas nossas servidoras e todos os servidores do Judiciário para que compartilhem conosco suas dificuldades e suas queixas. A Secretaria de Saúde e Relações de Trabalho do Sindicato aguarda teu contato. Vem com a gente, vamos juntos”.
Foto: Divulgação