SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

APOSENTADOS, APOSENTADAS E PENSIONISTAS

Visita à  exposição sobre Lupicí­nio Rodrigues foi a programação da Quintativa do NAF de junho; o Núcleo faz uma pausa e retoma as atividades em agosto

Na quinta-feira, 29, a tradicional Quintativa do Núcleo dos Aposentados, Aposentadas e Pensionistas (NAF) do Sintrajufe/RS foi uma visita í  exposição Lupi: pode entrar que a casa é tua . A homenagem ao cantor e compositor Lupicí­nio Rodrigues acontece no Farol Santander Porto Alegre (rua Sete de Setembro, 1028, Centro Histórico, Porto Alegre) e fica em cartaz até o dia 23 de julho.

A exposição é composta por 13 seções, que abordam fases e temas relacionados à vida e à  carreira de Lupi, colocando o público em contato com sua extensa obra musical, por meio de recursos audiovisuais e cenográficos, representando a vida boêmia de Porto Alegre. Há também cinco ví­deos inéditos com cantoras de Porto Alegre com novas versões de clássicos como Nunca , Vingança e Se acaso você chegasse .

A exposição sobre Lupicí­nio Rodrigues é para além da vida pessoal do grande cantor e compositor. É uma aula de música, história, sociologia e urbanismo, trazendo informações invisibilizadas, como, por exemplo, a gentrificação urbana ocorrida no bairro Ilhota. Tudo isso aqui, bem pertinho da gente , analisou a diretora do Sintrajufe/RS Arlene Barcellos.

Deu samba , brincou o colega Edson Seffner ao falar sobre a visita í  exposição: não só aprendi mais sobre este grande sambista como também convivi com o nosso ˜afinado™ grupo de colegas aposentados e aposentadas”.

A companhia dos e das colegas também foi apontada por Maria Antonieta Cavada Martins com um dos pontos altos da tarde: maravilhosa . Sobre a exposição, ela conta que achou muito interessante, porque se tem a oportunidade de conhecer melhor um í­cone da música brasileira, o grande Lupicí­nio Rodrigues”.

A colega Maria Cristina Leite de Campos disse que foi show ver a mistura de simplicidade, boemia, irreverência e coragem do Lupi. Numa Porto Alegre onde havia até uma ilhota que foi desmanchada no processo de ˜branqueamento™ da cidade”.


Próxima reunião do NAF está agendada para dia 10 de agosto

Em julho, o NAF faz a sua pausa tradicional de inverno. Os trabalhos serão retomados dia 10 de agosto, quinta-feira, das 15h às 17h. A reunião ordinária terá formato hí­brido; a parte presencial, na sede do Sintrajufe/RS (rua Marcí­lio Dias, 660, Menino Deus, Porto Alegre), e a virtual, pela plataforma Zoom.

Quem já participou das reuniões anteriores do NAF de modo virtual não precisa se inscrever, porque receberá, por e-mail ou por WhatsApp, o link para acesso à  sala de reunião. É importante verificar o recebimento do link via e-mail na caixa de entrada e, também, no Spam ou lixo eletrônico.

Aposentadas, aposentados e pensionistas que não tenham ainda participado de reuniões do NAF por videoconferência e queiram receber orientações sobre como proceder devem encaminhar e-mail para [email protected].