DESTAQUE

Sintrajufe/RS segue cedendo salão para o Clube da Sopa, que já atendeu mais 2 mil pessoas desde o iní­cio da pandemia

Desde 25 de abril, o Sintrajufe/RS tem recebido, no Salão Multicultural Alê Junqueira, os trabalhos de preparação das marmitas e dos alimentos do Clube da Sopa. A iniciativa é de funcionários da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). E também conta com colegas da categoria como voluntários.

A cada sábado, voluntários e voluntárias se reúnem no local para a preparação das marmitas a partir de doações recebidas ao longo da semana. São sempre dez pessoas, para evitar aglomerações, e todas trabalham com equipamentos de proteção individual e distanciamento. Há colegas da categoria que têm participado frequentemente das ações, que, após a preparação, incluem a distribuição. Mais de 2 mil pessoas já receberam as marmitas, juntamente com refrigerante. Em algumas edições, foi possí­vel distribuir ainda bolachas recheadas para as crianças.

Obras em comunidades também estão sendo financiadas com os recursos do Clube da Sopa. Demandas especí­ficas e urgentes de grupos parceiros também são atendidas, tudo com transparência, seriedade e exercitando a solidariedade.

O colega do TRT4 Marcelo Lucca e sua filha, Sofia, começaram a trabalhar como voluntários no Clube da Sopa a partir de divulgação do Sintrajufe/RS. Ele conta que, inicialmente, a distribuição se voltava para a população em situação de rua. No entanto, como os sábados concentram vários grupos que distribuem alimentos para esse grupo, o Clube optou por atender a comunidades em situação de vulnerabilidade. Marcelo ressalta que, não poucas vezes, as famí­lias recebem cestas básicas, mas não têm sequer gás para preparar os alimentos.

Incentivada pela famí­lia, Sofia já tem experiência trabalhando junto a causas sociais e, com a pandemia, ao ver pessoas perdendo o emprego, adoecendo, prontamente aceitou o convite do pai para se integrar ao Clube da Sopa. Para ela, é gratificante ver as pessoas recebendo os alimentos, o conforto que isso traz a elas. Um afago extra é dado por Sofia ao escrever palavras como amor , paz e carinho nas tampas das marmitas.

O Clube prepara, em média, de 150 a 200 marmitas a cada sábado; cada uma serve duas pessoas. A prioridade são famí­lias mais vulneráveis e as chefiadas por mulheres. Há uma preocupação em variar o cardápio. Marcelo faz de tudo um pouco, cozinha, lava louça, monta as marmitas. E se sente gratificado por realizar esse trabalho. Ele convida os demais colegas da categoria a colaborarem, seja com doações, seja integrando-se ao preparo da comida.

Doações podem ser entregues na avenida Praia de Belas, 993, das 7h às 19h. Os vigilantes recebem as doações e há estacionamento no local. Os itens para doação são massa, arroz, molho de tomate, ervilha e milho enlatados e produtos de higiene (sabonete, pasta e escovas de dentes, papel higiênico e absorventes femininos).

Também podem ser feitas doações em dinheiro, pela conta abaixo:

Banrisul

Agência: 0011

CC: 350269630-7

Sérgio Luiz dos Santos Rodrigues

CPF: 81377088049

Para mais informações, faça contato por Whatsapp com o número (51) 99745-9458.

Participe! Quem tem fome, tem pressa!