SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE

MOBILIZAÇÃO

No dia 18 de março, Sintrajufe/RS realiza assembleia geral organizar luta da categoria contra a reforma administrativa e debater outros temas urgentes

Ler conteúdo

Para preparar a continuidade da luta contra a reforma administrativa, o Sintrajufe/RS realiza, no dia 18 de março, uma assembleia geral estadual. A assembleia ocorre de forma virtual e também debaterá as medidas de proteção frente à pandemia e a destinação das cotas do Orçamento Participativo de 2020 nas cidades que não utilizaram os recursos. A atividade será às 19h, e o acesso é pelo link ou pelo ID da reunião: 966 6752 6591.

A principal pauta da assembleia será o combate à reforma administrativa. Está marcada para o dia 24 uma mobilização nacional contra a proposta, que amplia o desmonte dos serviços públicos e retira direitos dos servidores e das servidoras. Veja AQUI a cartilha do Sintrajufe/RS que explica a reforma e seus prejuízos para servidores e para a população em geral. Na assembleia, será discutido indicativo de paralisação no dia 24, como parte das atividades de luta que ocorrerão em diversos locais do país.

Também será pauta da assembleia o combate à pandemia do novo coronavírus e as medidas de proteção aplicadas nos diferentes tribunais e locais de trabalho onde atua a categoria. O Sintrajufe/RS vem defendendo, desde o início da pandemia, a priorização do trabalho remoto. No final de fevereiro, em meio ao agravamento da crise sanitária, enviou ofícios às administrações e procuradorias pedindo o fechamento dos prédios, o que foi atendido por todos, com exceção do TRF4. A efetividade das medidas e a situação nos locais de trabalho serão debatidas pelos colegas.

Por fim, a assembleia irá discutir a destinação das cotas do orçamento participativo (2020) no caso das cidades que não utilizaram os recursos durante o ano passado. O orçamento participativo é uma compensação aos colegas do interior que não podem comparecer a alguns eventos do sindicato em Porto Alegre. Por isso 15% dos valores que cada localidade repassa ao sindicato retornam ao interior através do Orçamento Participativo para a utilização em atividades diversas definidas em assembleia de base e que sejam executadas coletivamente, promovendo a integração da categoria. Será debatida a possibilidade de destinação dos recursos sobrantes para as necessárias lutas da categoria contra os ataques do governo aos serviços públicos, em especial a atual campanha contra a reforma administrativa. Esse ponto da assembleia não envolve os valores de 2021, que estão sendo provisionados em conta específica do Sintrajufe/RS para as atividades de integração a serem realizadas pelos colegas durante o ano em curso.

O Sintrajufe/RS orienta as cidades e locais de trabalho a, antes da assembleia geral, realizarem assembleias de base para discutir esses temas, especialmente a reforma administrativa. O sindicato está à disposição dos diretores e diretoras de base para participar das assembleias de base.