DESTAQUE

Em momento de queda nas doações e aumento da demanda, Comitê Popular em Defesa do Povo e Contra o Coronavírus se aproxima de 5 mil cestas básicas arrecadadas; contribua!

O Comitê Popular em Defesa do Povo e Contra o Coronavírus, do qual o Sintrajufe/RS faz parte, tem conseguido ajudar muitas famílias que viram, com a pandemia, suas já existentes dificuldades se agravarem. Os trabalhadores e as trabalhadoras do Judiciário Federal e do Ministério Público da União no Rio Grande do Sul têm participado ativamente das campanhas de solidariedade, e o Sintrajufe/RS convida todos e todas a continuarem nessa corrente.

Até o momento, o Comitê já arrecadou mais de 4.700 cestas básicas e mais de 70 toneladas de alimentos, distribuídos para comunidades e setores sociais mais vulneráveis e que têm sofrido ainda mais com a crise sanitária e econômica. As doações vindas da categoria por meio do Sintrajufe/RS representam mais de 10% desse total, chegando a 550 cestas básicas e mostrando a capacidade de mobilização e solidariedade dos servidores e das servidoras.

Nesta quinta-feira, uma campanha paralela e que atua em parceira com o Comitê, organizada pelo Sintrajufe/RS, pela Amatra4e pelo TRT4, irá entregar mais 333 cestas básicas, sendo duzentas ao Comitê e outras 133 diretamente em comunidades vulneráveis.

As doações feitas ao Comitê são centralizadas pelo Sindicato dos Servidores de Nível Superior do RS (Sintergs). Presidente da entidade, Antônio Medeiros agradeceu as doações recebidas a partir do Sintrajufe/RS e comentou a necessidade de mais donativos:  “Vivemos um momento muito crítico, em que as demandas crescem e as doações diminuem. A extensão da pandemia e a situação que vemos se agravar em Porto Alegre aumentam a nossa responsabilidade de tentar manter a nossa mobilização para que a gente possa atender minimamente essas famílias que têm como sua última esperança a nossa solidariedade e a nossa organização coletiva. É um momento extremamente crítico, no qual as doações praticamente zeraram e as demandas vêm crescendo”.

O Comitê

Desde o início do necessário isolamento social, o Sintrajufe/RS, entendendo que a pandemia tornaria ainda mais vulnerável a vida de muitas pessoas, somou esforços com diversas entidades do movimento social na composição do Comitê Popular em Defesa do Povo Contra o Corona Vírus. O Comitê reúne movimentos populares, sindicatos, centrais sindicais e outras entidades do Rio Grande do Sul com o objetivo de propor e construir ações de combate ao coronavírus e de defesa da vida e da solidariedade.

O Comitê Popular trabalha com ações gerais em defesa da vida; pela garantia de emprego e da renda básica; pela manutenção da quarentena; pela revogação da EC 95; em defesa do SUS; pela taxação das grandes empresas e grandes fortunas; em defesa do serviço público. O Comitê vem divulgando ações solidárias de proteção sanitária e econômica de setores mais vulneráveis e, ao mesmo tempo, atua politicamente de ações de enfrentamento amplo à crise. Defende medidas como a revogação da emenda constitucional 95/2016 (congelamento de investimentos) e taxação das grandes fortunas, além da valorização dos serviços públicos e do SUS.

Arrecadação continua

As arrecadações de doações do Comitê são contínuas. Veja abaixo como contribuir: