DESTAQUE

Campanha com participação do Sintrajufe/RS beneficia trabalhadoras e trabalhadores demitidos por terceirizadas que atuaram no MPU

A campanha “Ajudando quem precisa”, uma iniciativa do Sintrajufe/RS, do TRT4 e da Amatra IV, já levou a mais de 1.100 famílias em situação de vulnerabilidade de Porto Alegre e Região Metropolitana cestas básicas e kits de higiene. Entre as famílias beneficiadas estão as de trabalhadoras e trabalhadores terceirizados que atuaram no MPU em Porto Alegre, e que vêm sendo apoiados pela iniciativa “Três, Dois, Umas”, criada por três servidoras públicas federais e uma jornalista.

Em 2020, o Sintrajufe/RS auxiliou por duas vezes a equipe de uma empresa que prestava serviços terceirizados no MPU, que havia atrasado o pagamento de salários e benefícios até que, em julho, a empresa teve o contrato rescindido por descumprimento das obrigações trabalhistas. De acordo com as trabalhadoras, até hoje não foram pagos o salário de julho e as verbas rescisórias; algumas tomaram a iniciativa de ajuizar ações trabalhistas antes mesmo de seu sindicato ajuizar a coletiva, em dezembro. Ainda de acordo com as trabalhadoras, de 25 pessoas demitidas pela empresa após a perda do contrato, 15 entraram em seguro-desemprego ou conseguiram novos empregos e 10 foram admitidas por outra empresa, que assumiu o posto em caráter emergencial. Duas outras pessoas foram recrutadas em setembro para atuarem no órgão. Mas a situação se repetiu: salários atrasados levaram à interposição de ação coletiva pelo sindicato das trabalhadoras no TRT4 e à rescisão do contrato entre o órgão e a empresa em novembro.

Como ajudar

Criada no final de dezembro, com página no Facebook e muita propaganda boca a boca, a campanha, sem caráter institucional, conseguiu garantir a 27 famílias, na véspera de Natal, cestas básicas, obtidas e entregues nas residências pelo Sintrajufe/RS, e o valor de R$ 168. Na véspera do Ano Novo, as 12 famílias em situação mais vulnerável receberam o valor de R$ 100. “Conseguimos, com o apoio do Sintrajufe e de dezenas de pessoas, em vários estados do Brasil, garantir um final de ano menos traumático para essas famílias, que garantiram a ceia de Natal e presentes para as crianças e puderam quitar parte das dívidas”, conta a colega Sandra Anflor, que faz parte da iniciativa.

A campanha prossegue pelo menos até 31 de janeiro, quando será reavaliada pelas organizadoras. Entre as conquistas, está o apoio jurídico ao grupo: voluntárias conseguiram levantar as ações judiciais relacionadas às duas rescisões e a Associação dos Servidores do MPF (ASMPF) oferecerá orientação jurídica ao grupo, para que tenham noção do andamento dos processos e saibam acompanhá-los no site do TRT4. Redes de apoio das organizadoras têm obtido recursos para que algumas pessoas possam gerar renda em casa e/ou estudar, como computadores, máquinas de costura, batedeira e liquidificador. Colaboradoras já revisaram e atualizaram os currículos de mais de um terço das trabalhadoras. O Sintrajufe/RS garantirá uma segunda rodada de cestas básicas em janeiro. “Outros auxílios são bem-vindos, como orientação sobre assistência social, assistência psicológica, uso da assistência médica e farmacêutica do SUS, negociação de dívidas e reabilitação profissional, entre outros. Para entrar em contato conosco, escreva para tresdoisumas@gmail.com”, diz Sandra.

Em termos financeiros, a meta é arrecadar, até o fim de janeiro, R$ 16.200, para oferecer a cada família o valor de R$ 600. As organizadoras optaram por não utilizar sites como Vakinha por conta das taxas cobradas, em torno de 7%, e criaram uma conta no Nubank em nome de Sandra Palmira Villa Agradem, integrante do grupo que supervisionou as duas equipes e trabalha em parceria com a organização. “Qualquer valor é bem-vindo”, diz Sandra.

Veja abaixo os dados bancários para contribuir:

PIX: sandraagradem@gmail.com

TED/DOC: Nubank (260) | Agência 0001 | Conta 26261508-9 | CPF 619.278.480-91 (Sandra Palmira Villa Agradem)