SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

SALÁRIOS

TRT4 informa sobre folha de maio; Sintrajufe fez consulta a todos tribunais e MPU

No início da noite dessa terça-feira, 14, o TRT4 enviou e-mail aos servidores, servidoras, magistrados e magistradas a respeito da folha de pagamentos de maio e os impactos causados pelas enchentes. O tribunal garantiu o pagamento, mas isso será feito de forma emergencial e com alterações na normalidade por conta das dificuldades enfrentadas.

Desde o final da semana passada, o Sintrajufe/RS vem contatando as administrações para questionar a respeito da situação da folha de maio. Isso porque, com as enchentes que atingem o Rio Grande do Sul, os tribunais também foram impactados de diferentes formas – alguns, inclusive, com inundações.

Nessa terça, o sindicato publicou matéria divulgando as respostas de todas as administrações, com exceção do TRT4, que ainda não havia se pronunciado oficialmente. Em todos os locais a folha está garantida, embora no TRF4 deverá haver a necessidade de “ajustes”, “uma vez que muitas informações com efeito financeiro não estavam disponíveis. Esses acertos serão providenciados tão logo possível, sem que haja necessidade de solicitação por parte de magistrados/servidores/estagiários”.

A mensagem do TRT4 explica que “o datacenter da instituição teve de ser desligado, de forma preventiva, impedindo o regular acesso a sistemas e à rede do Tribunal, o que prejudica o fechamento da folha do mês de maio pela via normal”. Por esse motivo, a solução encontrada foi a “replicação da folha do mês passado, o que significa dizer que todos/as os/as beneficiários/as da folha receberão, em maio, o mesmo valor líquido de abril de 2024”.

O tribunal explica, ainda, que “o ajuste de diferenças pouco expressivas, a menor ou a maior, ocorrerá tão logo viabilizado o fechamento ordinário da folha, via sistema”. Já no caso de diferenças expressivas, a mensagem explica que, “caso, na folha de abril, o seu líquido tenha sofrido redução drástica em relação àquele habitualmente recebido por força de alguma situação particular, como por exemplo o abatimento da antecipação do salário atinente ao mês de férias, sugiro o encaminhamento dessa informação à Secretaria de Pagamentos, por e-mail, no intuito de que o Tribunal avalie alternativa disponível à complementação”. O e-mail disponibilizado para esses contatos é o [email protected].