SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

DESTAQUE

TRT2 prorroga trabalho remoto por tempo indeterminado

O TRT2 (São Paulo) divulgou comunicado, nessa quinta-feira, 4, prorrogando o trabalho remoto por tempo indeterminado. O texto, assinado pela presidente do tribunal, desembargadora Rilma Aparecida Hemetério, cita a resolução 322/2020, do Conselho Nacional de Justiça, que abre a possibilidade de retomada das atividades presenciais no Poder Judiciário a partir de 15 de junho de 2020.

No comunicado, a manutenção do trabalho remoto é justificada tendo em vista os alarmantes números de casos de covid-19 e a preocupante situação de leitos hospitalares em municí­pios que integram a jurisdição . Considera, ainda, a orientação das autoridades de saúde acerca dos í­ndices de isolamento social necessários para garantir a preservação de vidas e ressalta que essa modalidade de trabalho vem se mostrando eficaz para a garantia dos direitos da população por nós atendida .

Sintrajufe/RS defende manutenção do trabalho remoto e oficiou administrações para tratar do assunto

A resolução do CNJ trouxe apreensão para a categoria no Rio Grande do Sul. Em reunião com o Sintrajufe/RS, dia 3, a presidente do TRT4, desembargadora Carmen Izabel Centena Gonzalez, previu que o retorno às atividades presenciais só deve ocorrer em agosto ou setembro.

O sindicato defende a suspensão do retorno ao expediente presencial e a manutenção do trabalho remoto, tendo em vista o aumento do número de infectados e mortos e que, segundo os órgãos de saúde, ainda não chegamos ao pico. Por isso, encaminhou ofí­cio às administrações dos demais órgãos, do Judiciário Federal e do Ministério Público da União no estado, a fim agendar audiências virtuais para tratar do assunto.