SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

DESTAQUE

TRT implantará processo eletrônico em 16 cidades neste ano

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região vai implantar o processo judicial eletrônico (PJe) em 51 varas do trabalho de 16 municí­pios. Essas cidades são Caxias do Sul (5 VTs), Gramado (2), Taquara (4), Bento Gonçalves (2), Sapiranga (3), Canoas (5), Novo Hamburgo (5), Gravataí­ (4), Cachoeirinha (2), Sapucaia do Sul (2), Santa Maria (2), Passo Fundo (4), Pelotas (4), Santa Cruz do Sul (3), Estrela (2) e Lajeado (2).


A presidente do TRT da 4ª Região, desembargadora Maria Helena Mallmann, explica que o Plano de Expansão foi aprovado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Com sua concretização, estaremos cumprindo a Meta nº 12 da Justiça do Trabalho para 2013, que é a de implantarmos esta ferramenta em pelo menos 40% das unidades judiciárias . Atualmente, 10% das unidades do TRT-4 operam com o PJe-JT. O sistema chegou às unidades de Caxias do Sul (apenas na 6ª VT), Santa Rosa (2 VTs), Erechim (3 VTs), Esteio (2 VTs) e São Leopoldo (4 VTs) e Rio Grande (4 VTs).


Esse mutirão do TRT para a implementação do Pje é um reflexo da imposição da meta do Conselho Nacional de Justiça. Esse processo não está considerando questões de saúde, de gestão e de capacitação para dar conta do tamanho da transformação que será operada com essa nova organização do trabalho e da própria cultura do Judiciário. As consequências ninguém sabe, mas há questões importantes referentes ao agravamento da saúde dos servidores apontadas na Pesquisa Geral de Saúde do Sintrajufe/RS que devem ser levadas em conta nessa implementação , afirma a diretora Mara Weber. O sindicato cobrará que a administração considere a pauta aprovada no VI Congresso da Categoria ocorrido em novembro, no que concerce à saúde do trabalhor do Judiciário. Como pode ser lido abaixo na Carta de Porto Alegre e o Plano de Lutas.


Com informações do TRT-4.