A retomada do julgamento do processo que trata da incorporação dos quintos foi adiada mais uma vez. Desta vez, o processo não foi julgado por causa da ausência do relator, ministro Gilmar Mendes, na sessão de quinta-feira, 12, do Supremo Tribunal Federal (STF). Iniciada a sessão, não estavam presentes o presidente da corte, ministro Ricardo Lewandowski, o relator do processo, ministro Gilmar Mendes, e o ministro Dias Toffoli, que chegou depois.
Â
Os coordenadores da Fenajufe, Adilson Rodrigues, Cledo Vieira e Eugênia Lacerda estiveram na sessão, e lamentaram o adiamento: Houve todo um trabalho de articulação da Fenajufe, empenho do setor jurídico de várias entidades e entrega dos memorais a todos os ministros , destacaram. Também acompanharam a sessão os diretores Célio Izidoro e Geraldo Correia (Sitraemg) e José Oliveira Silva (Sindjus/DF). A assessoria jurídica do Sintrajufe/RS esteve representada pela advogada Camilla Louise Cândido.
Â
Segundo Adilson Rodrigues, essa é uma das principais pautas da categoria em andamento no país e no STF, sendo que os servidores já vêm recebendo a incorporação administrativamente há mais de dez anos e cobram o pagamento dos passivos que lhes são devidos, com as devidas atualizações. No Rio Grande do Sul, a maioria dos servidores contemplados já recebeu o passivo.
Â
Antes da sessão, representantes da categoria estiveram mobilizados em Brasília, percorrendo os gabinetes dos ministros do STF em defesa do reconhecimento do direito à incorporação dos quintos, além de um forte acompanhamento jurídico do transcorrer do processo. Já no dia 9, foi realizada uma reunião convocada pela Assessoria Jurídica Nacional (AJN) e advogados das várias entidades que são parte neste processo, com o objetivo de traçar estratégias para enfrentar o julgamento e evitar qualquer retrocesso na matéria.
Â
Editado por Sintrajufe/RS; fonte: Fenajufe.








