SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

DESTAQUE

Sob protestos, PLC 28/15 não é votado no Senado e fica pautado para dia 30; nesta quinta-feira, todos à assembleia geral

O PLC 28/15, de reposição salarial da categoria, que estava na pauta para apreciação hoje no plenário do Senado, teve a votação adiada para o dia 30 de junho. O adiamento foi anunciado pelo presidente da Casa, Renan Calheiros, há poucos minutos. Ele justificou afirmando que o projeto ainda é objeto de negociação entre Judiciário e governo. A decisão gerou protestos dos servidores que acompanhavam a sessão.

Durante os dois últimos dias, caravanas de servidores de vários estados estão em Brasí­lia, para fazer um trabalho de convencimento junto a senadores. O Sintrajufe/RS enviou um grupo de 20 colegas, que realizou vários encontros com parlamentares e que ouviu de lideranças do PMDB que o partido votaria o projeto hoje, como está, se não fosse fechado um acordo.

O lí­der do governo, senador Delcí­dio Amaral (PT-MS), manifestou-se, apoiando a decisão de Calheiros. Ele afirmou que é preciso “buscar uma solução” à reposição salarial da categoria. Não explicitou, no entanto, qual seria a solução, uma vez que, em sua fala, disse também que há várias outras categorias do serviço público sem reposição.

Desde o iní­cio da ordem do dia de hoje, no Senado, o senador Randolfe Rodrigues (PSol-AP) cobrou que a proposta fosse a votação. Ao longo da sessão, ele reiterou que os servidores do Judiciário Federal estão há nove anos sem reajuste, que a reposição salarial da categoria tramita há anos no Congresso e que não é mais possí­vel protelar.

Outros senadores manifestaram apoio ao projeto, exigindo a votação ainda na noite de hoje. Alguns lembraram que o Senado já votou o ajuste fiscal que o governo queria e que, agora, chegou o momento de votar o “ajuste salarial”. Apesar dos protestos e das manifestações contrárias, a Mesa do Senado manteve a decisão, e o projeto fica pautado para o próximo dia 30, adiando um desfecho para a reposição salarial da categoria no Congresso Nacional.

Mais do que nunca, é hora de fortalecer a greve: todos à assembleia desta quinta

Depois do adiamento da votação do PLC 28/15, a categoria precisa estar unida e projetar os próximos passos da greve. Por isso, todos à assembleia geral desta quinta-feira, 11, às 14h, no auditório das varas trabalhistas.