SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

DESTAQUE

Sintrajufe/RS visita setor de Informática do TRT e constata problemas nas condições de trabalho e saúde dos servidores

No iní­cio da tarde desta quinta-feira, 31, a diretora do Sintrajufe/RS Mara Weber e o médico do trabalho e assessor de saúde do sindicato, Rogério Alexandre Nedir Dornelles, visitaram os servidores do Atendimento ao Usuário da área de Informática do TRT, no 2º andar do Anexo Administrativo, com o objetivo de debater os achados da pesquisa de saúde referentes aos trabalhadores desta seção.



A motivação inicial da reunião logo deu lugar às queixas dos colegas, em virtude das condições precárias de habitabilidade do local, que ainda está em obras, e que, por isso mesmo, não apresenta preceitos de higiene e conforto. A ocupação do espaço foi determinada sem que houvesse sido feita uma faxina completa dos salões. É visí­vel, sem esforço algum, o grande acúmulo de poeira proveniente da argamassa e da massa corrida utilizadas na obra, que está provocando problemas à saúde de vários colegas. Essa quantidade de poeira provoca reações alérgicas na pele e nas mucosas, sendo desencadeadora de asma brônquica, rinite alérgica, conjuntivite, prurido cutâneo e eczemas, entre outras afecções , alertou o médico. A colega Ana Naiara Malavolta exibiu os braços marcados pela irritação: Basta eu entrar na sala, já fico com a pele assim, toda empipocada , reclamou.


Também foi constatado que as janelas estão sem cortinas, o que acentua o calor e a luminosidade no lado oeste da sala no iní­cio da tarde. Para remediar o problema, estão sendo usadas de folhas de papel pardo nas vidraças. Também há problemas com os banheiros, que estão mal sinalizados e com vidros transparentes e divisórias muito afastadas no chão, comprometendo a intimidade dos usuários.


Com o objetivo de minimizar os prováveis agravos à saúde, o sindicato sugere a Aministração proceda a uma limpeza integral do prédio, tendo o cuidado de realizá-la diariamente até a finalização das obras, impedindo assim que se acumule poeira no chão, nas paredes, nos vidros e no sistema de condicionamento de ar, o que seria mais grave, pois manteria as pessoas por um perí­odo maior de tempo expostas ao pó da obra. Com relação à higiene e conforto, indicamos a necessidade de instalar as cortinas nas janelas expostas ao sol da tarde. Quanto aos banheiros, que sejam colocados vidros opacos, e que as divisórias sejam instaladas a uma altura de 20 centí­metros do chão.