SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

JUSTIÇA ELEITORAL

Sintrajufe/RS visita prédios da Justiça Eleitoral para verificar situação pós-enchentes

Nessa quarta-feira, 12, o Sintrajufe/RS realizou visitas aos prédios da Justiça Eleitoral em Porto Alegre para verificar as condições após as enchentes que atingiram a cidade e o estado em maio. Foram visitados o depósito de urnas e o prédio da avenida Padre Cacique. As diretoras Arlene Barcellos e Márcia Coelho representaram o sindicato nas visitas.

No depósito de urnas, foi verificado que o espaço ainda se encontra fechado e nenhuma equipe estava trabalhando. Observou-se que a altura externa da inundação passou de dois metros e também que há uma saída de líquidos do interior do prédio, por baixo da porta, em pequena quantidade, mas que indica ainda haver água em seu interior.


No prédio da avenida Padre Cacique – Anexo I, não foi permitida a entrada por necessidade de autorização prévia da Presidência. Mesmo assim, foi possível observar que, no espaço da antiga Central de Atendimento ao Eleitor, está em andamento a tentativa de secagem dos processos ali arquivados e das prateleiras – pelo menos duas delas foram diretamente atingidas. Também os espaços destinados ao armazenamento de documentos e materiais dos cartórios eleitorais de Porto Alegre foram atingidos. No momento da visita, equipes de limpeza estavam saindo do prédio. Além disso, alguns colegas dos cartórios de Porto Alegre estão trabalhando no segundo andar do edifício.


Conforme a diretora Márcia Coelho, foi “um retorno melancólico ao prédio que já foi a Central de Atendimento ao Eleitor e sede dos cartórios eleitorais de Porto Alegre, uma vez que o novo endereço ainda está sofrendo as consequências da catástrofe climática acontecida em nosso estado, somada ao descaso com que a Prefeitura e o governo do estado têm tratado a manutenção dos serviços públicos”.