SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

DESTAQUE

Sintrajufe/RS visita a Justiça do Trabalho em Palmeira das Missões e Frederico Westphalen

Dando continuidade ao roteiro de visitas ao interios, a diretora Mara Weber o advogado Felipe Néri Dresch da Silveira, do escritório Silveira Martins Hübner, que assessora o Sintrajufe/RS, estiveram, na quinta-feira, 9, nas varas do Trabalho de Palmeira das Missões e Frederico Westphalen. A diretora distribuiu o relógio que marca a segunda etapa da Campanha de Pausas no trabalho, que o sindicato iniciou em 2012, e Silveira respondeu a dúvidas dos colegas sobre ações nas áreas judicial e administrativa.

O sindicato desenvolve esses roteiros há anos, como uma forma de aproximar ainda mais a entidade do interior. Quando possí­vel, representantes do escritório de advocacia acompanham, a fim de esclarecer os servidores sobre o andamentos das ações. Em ambas as cidades, houve os colegas elogiaram a visita e falaram da importância da presença de diretores nos locais de trabalho. Mara falou que, no próximo perí­odo, a categoria precisa se mobilizar para as perdas que não foram recuperadas com o reajuste da GAJ. Os colegas concordaram que é fundamental reforçar a luta e concretizar a data-base e a negociação no serviço público.

Tanto Palmeira das Missões quanto Frederico Westphalen ainda não têm implementado o processo judicial eletrônico (Pje), mas os colegas estão preocupados, pois ainda não tiveram qualquer tipo de treinamento e não fazem ideia, por exemplo, de como operar o estatí­stico mensal com o novo programa. Mara Weber relatou que, nas cidades visitadas pelos Sintrajufe/RS, as reclamações dos colegas são constantes. Ela falou que, além da falta de treinamento, o programa apresenta limitações. Ela deu como exemplo a exigência de um número exessivo de cliques com o mouse para a execução de tarefas, a não geração de listas de Correios, o fato de o programa não fazer notificações em bloco e não notificar apenas um nome de advogado como principal em um processo. O juiz da VT de Frederico Westphalen participou da reunião e manifestou preocupação com as condições de saúde depois da implementação do PJe.

Condições de trabalho

A Justiça do Trabalho de Palmeira das Missões mudou-se para um novo prédio. Os colegas relatam que o espaço melhorou e que são boas as condições de trabalho. Quando da visita do sindicato, eles estavam fazendo ginástica laboral, uma prática que têm realizado por conta própria.

No prédio, há um espaço de auditório, o qual os servidores colocaram à disposição para cursos de capacitação presencial para a região. Capacitação foi uma das questões levantadas por eles, além da ação da substituição das chefias nas varas de trabalho. Sobre esta, a informação é que se encontra no STF, onde aguarda parecer do relator, ministro Luiz Fux, sobre recurso da União, desde 30 de novembro de 2012. Em 2000, o sindicato solicitou, pela via dministrativa o recebimento da gratificação quando da substituição de direção ou chefia. Houve deferimento pelo TRT, mas o pagamento o pagamento dos atrasados não foi reconhecimento, motivo pelo foi ajuizada a ação. Caso não haja conhecimento conhecimento do recurso da União, o processo transitará em julgado em breve.

Os colegas de Frederico Westphalen aguardam para breve a mudança para novo prédio, mas criticaram o fato de não estarem sendo consultados pela administração sobre o layout. O sindicato já reivindicou que, sempre que houver mudanças, os servidores sejam consultados, afinal, são eles que utilizam os espaços; portanto, precisam ser ouvidos.