SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

AINDA NÃO VIU OU QUER VER DE NOVO?

Sintrajufe/RS sorteia 20 ingressos para o filme “Ainda estou aqui” para Porto Alegre e interior; inscrições até 6/2

O Sintrajufe/RS sorteará 20 ingressos para sindicalizados e sindicalizadas assistirem ao filme “Ainda estou aqui”, que mostra a trajetória da família Paiva e, mais especificamente, a luta de Eunice Paiva pela responsabilização do Estado brasileiro pela tortura e morte de seu marido, o ex-deputado cassado Rubens Paiva. Interessados e interessadas devem preencher o formulário até o dia 6 de fevereiro, às 18h. Os nomes dos contemplados serão divulgados no dia 7, nos meios de comunicação do sindicato.

O sorteio abrangerá Porto Alegre e interior, para colegas que morem ou possam se deslocar a cidades onde o filme está sendo exibido. Eventuais deslocamentos não serão custeados pelo sindicato.

Quem pode participar e como será a compra dos ingressos?
1. Podem concorrer apenas sindicalizadas e sindicalizados ao Sintrajufe/RS;
2. É preciso preencher o formulário até as 18h do dia 6 de fevereiro. Cada pessoa só pode fazer uma inscrição;
3. Os ingressos devem ser utilizados até o dia 28 de fevereiro de 2025;

Os sorteados e as sorteadas poderão escolher a sala e a sessão de cinema mais conveniente, seja na capital, seja nas cidades do interior em que o filme estiver sendo exibido, observando a data-limite de 28 de fevereiro de 2025. Após a sessão do filme, esses e essas colegas serão ressarcidos pelo ingresso adquirido, mediante envio obrigatório, para o e-mail [email protected], do recibo de pagamento e/ou foto do ingresso em que constem o nome do filme e o valor pago.

Sobre o filme

“Ainda estou aqui” é uma adaptação do livro de mesmo nome de Marcelo Rubens Paiva, autor de best sellers como “Feliz ano velho” e “Blecaute”, e conta a história de sua família atravessada pela ditadura civil-militar instaurada em 1964 e para sempre marcada pela tortura, morte e desaparecimento do pai, o deputado cassado Rubens Paiva, em dependências do Exército, no Rio de Janeiro, em 1971. A obra é centrada em Eunice Paiva, a até então dona de casa que, após o desaparecimento do marido, precisa lidar com a criação de cinco filhos, o medo da repressão, as ameaças, a busca por justiça e pelo reconhecimento da responsabilidade do Estado.

No longa dirigido por Walter Salles, o casal central é representado por Selton Mello e Fernanda Torres, que, por sua forte, comedida e comovente Eunice, ganhou o Globo do Ouro e o Satellite Awards, da International Press Academy. O filme, premiado como melhor roteiro no Festival de Veneza, concorre ao Oscar de Melhor Filme (indicação inédita para o Brasil), Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, para Fernanda Torres.

A morte de Rubens Paiva só foi confirmada em 1996, após longa luta liderada por Eunice Paiva. Somente no dia 23 de janeiro de 2025, a certidão de óbito foi retificada, sendo oficializada no atestado a morte “violenta, causada pelo Estado brasileiro”. O assassinato segue até hoje sem que os culpados tenham sido responsabilizados, embora exista uma denúncia feita há uma década no Supremo Tribunal Federal (STF). A demora é tal que três dos cinco militares acusados pelo crime já morreram.

Para se sindicalizar ao Sintrajufe/RS, abra e imprima a ficha de sindicalização, disponível AQUI, preencha, confira tudo e assine. Depois, basta enviá-la, digitalizada, para o e-mail [email protected]. Você também pode enviar por Correios para o Sintrajufe/RS (Rua Marcílio Dias, 660 – Menino Deus – Porto Alegre – RS – CEP 90.130-000) ou entregar para o diretor de base de sua unidade.