SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

ORGANIZAÇÃO

Sintrajufe/RS solicita que Fenajufe prorrogue prazo para eleição de delegação à XXIII Plenária Nacional

Nesta segunda-feira, 19, o Sintrajufe/RS encaminhou requerimento à Fenajufe para que o prazo para eleição de delegados e delegadas à XXIII Plenária Nacional Ordinária, com previsão de encerramento para o dia 1º de julho, seja estendido até o final de setembro. A Plenária deve ocorrer de 23 a 26 de novembro.

A Plenária Nacional não está na pauta do 10º Congresso Estadual do Sintrajufe/RS, que será realizado de 30 de junho a 2 de julho. O sindicato pretende participar da Plenária com o total de delegados e delegadas a que tem direito, observando os critérios estabelecidos pela federação, e a escolha da delegação para a atividade nacional deverá ser feita em assembleia a ser realizada oportunamente e convocada com esse tema específico.

No documento, o Sintrajufe/RS também chama a atenção para as dificuldades enfrentadas com a atual composição da maioria do Congresso Nacional, que tem proposto projetos que visam ao desmonte do serviço público e ao ataque a direitos das servidoras e dos servidores públicos, que tem provocado a necessidade de ações e grandes demandas para o dia a dia de luta da entidade.

O sindicato argumenta que as demandas das entidades representativas de trabalhadores e trabalhadoras do Judiciário Federal e do Ministério Público Federal, no atual período, exigem um esforço concentrado para que não haja perda de direitos. Cita como exemplo a discussão do PLP 93/2023 (arcabouço fiscal) no Congresso Nacional que, “se aprovado da forma como foi encaminhado ao Senado, após votação na Câmara de dos Deputados, trará prejuízo enorme para todo o serviço público, tanto federal como nas demais esferas”.

Por fim, o sindicato considera que, como a data de realização da Plenária Nacional é no final de novembro, existe tempo razoável para a eleição de delegados e delegadas se o prazo for estendido.