SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

CARNAVAL TUTELADO

Sintrajufe/RS se une a protesto em Canoas contra censura ao carnaval e denuncia discriminação

O Sintrajufe/RS esteve presente em Canoas, nesta quarta-feira (26), onde participou do protesto contra práticas discriminatórias e a censura promovida por membros da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A mobilização, que reuniu aproximadamente 150 manifestantes em frente à sede da prefeitura, teve como principal reivindicação a demissão do secretário Pinheiro Neto e da secretária adjunta Larissa Rodrigues, que teriam condicionado o apoio ao carnaval, à proibição de enredos que abordassem religiões de matriz africana, questões raciais e pautas da comunidade LGBTQIAPN+.

A denúncia partiu da Federação Nacional das Escolas de Samba (Fenasamba). A postura do executivo municipal foi amplamente criticada por lideranças culturais e religiosas, que a interpretaram como um atentado à liberdade de expressão e à pluralidade cultural.

O Sintrajufe/RS, através do diretor Marcelo Carlini, que também é dirigente da CUT/RS, o Sindbancários e o CPERS/Sindicato, além de parlamentares, marcaram presença na manifestação para reforçar a necessidade de combater a censura e a discriminação. O sindicato ressalta que a perseguição ao samba não é um fenômeno novo: desde sua origem, o ritmo foi marginalizado e criminalizado pelas elites, especialmente em tempos de repressão e autoritarismo. Da mesma forma, essa proibição e violência atinge também a comunidade LGBTQIAPN+. Dados do Observatório LGTBfobia, mostram que o Brasil é o país que figura entre os que mais registram homicídios motivados por homofobia.

Durante o ato, líderes de religiões afro-brasileiras e sindicalistas discursaram sobre a importância do respeito à diversidade e alertaram para o risco do ressurgimento de práticas excludentes do passado.

Diante da repercussão negativa, o movimento reivindica a exoneração imediata dos gestores responsáveis e a garantia de que o carnaval de Canoas possa ocorrer sem qualquer tipo de censura. Para o Sintrajufe/RS, situações como essa demonstram que a luta por direitos e pela valorização da diversidade precisa ser constante.