
Â
O Sintrajufe/RS deu início nesta segunda-feira, 14, à série de eventos que marcam o lançamento da cartilha “Assédio moral: é preciso dar um basta!”. Na tarde desta segunda, o lançamento foi feito no auditório do TRE-RS.
Â
Â
O evento teve, na mesa, o diretor do sindicato Ruy Almeida, a médica da assessoria do sindicato Larissa Murussi e o advogado da assessoria jurídica do Sintrajufe/RS Gabriel Weber. Ruy abriu o evento ressaltando a importância da cartilha e do enfrentamento ao problema do assédio moral. O diretor lamentou que o assédio moral seja muitas vezes utilizado como forma de gestão, e colocou o sindicato à disposição dos colegas.
Â
Em seguida, Larissa explicou que tem sido uma tendência o aumento da pressão por produtividade e, no serviço público, essa tendência se manifesta na exigência de metas e no assédio moral. Ao mesmo tempo, destacou, há um enxugamento do Estado combinado com um aumento no ritmo de trabalho para que a produtividade possa ser também aumentada. A médica esclareceu que, assim como o problema não deve ser individualizado, a solução também não é isolada, mas coletiva. Assim, fortalecer o coletivo e a solidariedade entre os colegas nos locais de trabalho é fundamental nesse enfrentamento.
Â
 
Â
Por fim, Gabriel também fez uma rápida fala, na qual sublinhou a importância de que o sindicato seja procurado para que possa atuar na solução dos problemas, e lembrou que a atenção deve ser redobrada no próximo ano na Justiça Eleitoral, por conta das eleições e da implementação da biometria em Porto Alegre.
Â
Ao final, houve espaço para a manifestação dos colegas presentes e foi feito, ainda, um relato sobre a situação da campanha salarial da categoria. Após o evento, cartilhas foram distribuídas diretamente nos locais de trabalho no prédio do TRE.
Â
Na terça-feira, 15, às 15h, a cartilha será lançada no auditório da 1ª Instância da Justiça Federal. Já no dia 16 de dezembro, o lançamento será no auditório das Varas Trabalhistas.
Â
Em Porto Alegre, as cartilhas serão entregue ainda juntamente com a edição de dezembro do T-Liga. Aos colegas do interior do estado, o envio aos locais de trabalho ocorrerá na próxima semana, através de malote ou Correio.









