ATO POR ANTECIPAÇÃO DA REPOSIÇÃO

Sintrajufe/RS intensifica passagens nos locais de trabalho em Porto Alegre, Canoas e Novo Hamburgo preparando mobilizações do dia 8

Nesta quarta-feira, 2, o Sintrajufe/RS intensificou as passagens nos locais de trabalho para convocar os e as colegas para as mobilizações marcadas para o dia 8 de agosto. Em Porto Alegre e no interior do estado, a categoria deverá realizar manifestações em defesa da antecipação da parcela de 2025 da reposição salarial. Na capital , será realizado ato público às 14h, em frente ao prédio da JFRS. A atividade faz parte do calendário de mobilização da Fenajufe, aprovado em assembleia geral estadual, na campanha que tem como mote Antecipa, STF! .

A direção do sindicato esteve, nesta quarta, nas no TRT4, nas varas trabalhistas, nos cartórios eleitorais e na Central de Atendimento ao Eleitor (JE Prédio Assis Brasil), em Porto Alegre, além nas justiças do Trabalho e Federal de Canoas. Estiveram nas passagens as diretoras Arlene Barcelos, Camila Telles, Denise Elias e Márcia Coelho e os diretores Eduardo Felin, Fabrí­cio Loguércio, Marcelo Carlini, Paulo Guadagnin e Walter Oliveira e Zé Oliveira.

A reposição salarial foi aprovada para ser paga em três parcelas: 6% em fevereiro de 2023, 6% a partir de fevereiro de 2024 e 6,13% a partir de fevereiro de 2025. A antecipação minimizaria as perdas salariais, que já somavam mais de 30% de janeiro de 2019 a junho de 2023, por conta do reajuste zero do governo Bolsonaro.

O ato público ocorrerá no mesmo dia em que a Fenajufe irá ser reunir com a presidente do STF, ministra Rosa Weber, para tratar do assunto. Foi lembrado que o tempo exige a ampliação da mobilização a fim de garantir a antecipação salarial para 2024. Os órgãos do Poder Judiciário e do Ministério Público da União têm prazo até dia 11 de agosto para apresentar suas propostas orçamentárias ao Ministério do Planejamento e Orçamento para garantir inclusão no Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa 2024). Além disso, no dia 10 de agosto o governo federal deve apresentar uma proposta de reposição salarial ao funcionalismo federal.

Transporte
Haverá transporte para levar os e as colegas da Justiça do Trabalho e da Justiça Eleitoral até o local do ato público.
Justiça do Trabalho: saí­da às 13h45min das varas trabalhistas
Justiça Eleitoral: saí­da às 13h45min, do prédio Assis Brasil (rua 7 de Setembro)

Atenção, colegas do interior!

O Sintrajufe/RS orienta os e as colegas do interior do estado a realizarem concentrações e outras atividades de mobilização na frente dos prédios do Judiciário Federal. Abaixo, estão disponibilizados os arquivos para impressão de panfletos e faixas. As notas devem ser encaminhadas para o e-mail [email protected] para ressarcimento.

Não esqueça: tire fotos das atividades de mobilização, com as faixas, e envie para [email protected], para publicação nos meios de comunicação do sindicato.

Calendário de mobilização

A Fenajufe convocou mobilizações em Brasí­lia para os dias 9 e 10 de agosto. Na assembleia geral do Sintrajufe/RS, dia 20, foi aprovado calendário de mobilização que inclui o envio de uma caravana de cinco colegas, com prioridade para diretores e diretoras de base, além de integrantes da direção da entidade (o prazo para inscrições encerrou-se nessa segunda-feira, 24), ato público em Porto Alegre e atividades de mobilização no interior dia 8 de agosto.

Calendário de mobilização:
1 a 3 de agosto (Brasí­lia):
Atividades desenvolvidas pela federação
8 a 10 de agosto (Brasí­lia):
Plantão ampliado da Diretoria Executiva da Fenajufe
8 de agosto (Brasí­lia):
Audiência com a presidente do STF, ministra Rosa Weber
8 de agosto (Rio Grande do Sul):
14h
Ato público em frente ao prédio da Justiça Federal de 1ª instância, em Porto Alegre; haverá transporte para os e as colegas dos prédios da Justiça do Trabalho e da Justiça Eleitoral participarem da atividade
Mobilizações em frente aos prédios do Judiciário Federal no interior
9 de agosto (Brasí­lia):
9h “
Atividade no Congresso Nacional, com participação dos sindicatos de base
15h “ Ato em frente ao STF, com participação dos sindicatos de base
10 de agosto (Brasí­lia)
9h “
Atividade no Congresso Nacional, com participação dos sindicatos de base
15h “ Atividade no STF, com participação dos sindicatos de base

Atualizado em 03/08/2023, às 18h30min.