SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

CULTURA

Sintrajufe/RS entrega prêmios dos concursos Literário e Fotográfico em noite que marca a volta da cerimônia presencial

Na sexta-feira, 21, o Sintrajufe/RS realizou a premiação da 18ª edição dos concursos Fotográfico e Literário Mario Quintana do Sintrajufe/RS. O evento, no Espaço Força e Luz, Centro de Porto Alegre, foi o primeiro a ocorrer presencialmente depois de dois anos de restrições impostas pela pandemia. Neste ano, foram inscritos 243 textos, de pessoas de 17 estados, e 111 fotografias, de 8 estados, além de inscrições de Japão, Israel e Portugal. A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo sindicato.

O diretor do Sintrajufe/RS Walter Oliveira fez uma saudação aos presentes, ressaltando a alegria de ver a cerimônia novamente realizada presencialmente. Ele afirmou que o sindicato tem orgulho de promover as ações de incentivo à cultura e que é fundamental a implementação de políticas públicas e de Estado para o segmento e que, “para a cultura vicejar, temos que viver em um Estado democrático”. No entanto, no momento atual, “o que vemos é o contrário, é uma política de desconstrução”, analisou.

Em sua saudação, a diretora do Sintrajufe/RS Luciana Krumenauer disse que as atividades culturais promovidas pelo sindicato interferem de forma positiva na categoria. Ao falar que o setor foi muito atacado no último período, ela afirmou que “a cultura tem força e temos que confiar nessa força”, pois “não vivemos sem arte, sem cultura, sem políticas sociais”. Finalizou com uma conclamação: “Viva a cultura do povo brasileiro!”.

Premiações do Concurso Literário Mario Quintana

Os concursos distribuíram placas e troféus para menções honrosas e para os três primeiros colocados em cada categoria. No Concursos Fotográfico, os três primeiros na categoria Sintrajufe (para sindicalizados, sindicalizadas e dependentes) também receberam prêmios em dinheiro.

O Concurso Literário Mario Quintana é dividido em duas modalidades, Regional e Nacional. Os textos vencedores e os produzidos nas oficinas literárias de escrita criativa e poesia do Sintrajufe/RS integrarão o livro “A pedra e a flor”, que terá sessão de autógrafos no dia 6 de novembro, das 16h às 18h, na sala Nóe do Espaço Força e Luz (Rua dos Andradas, 1223). Na cerimônia, os prêmios foram entregues pela escritora Lilian da Rocha, integrante do júri.

Em Regional, categoria Conto, Carmem Ligia Iochins Grisci, de Porto Alegre, ficou com o primeiro lugar. Andrei Marcelo da Rosa, também da capital, e Athos Ronaldo Miralha da Cunha, de Santa Maria, foram segundo e terceiro colocados.

Em Crônica, Regional, as premiações foram as seguintes: primeiro lugar, Lucêmio Lopes da Anunciação, de Canela; segundo lugar, Alessandro Castro da Silva, de Porto Alegre, e terceiro lugar, Romila Hoffman do Amaral, de Caxias do Sul.

Na categoria Poesia, o troféu de primeiro colocado foi entregue a Alvaro Santi, de Porto Alegre; em segundo e terceiro lugares, Maria Helena Rodrigues Fuão (Lena Fuão), de Rio Grande, e Maximiliano da Rosa, de Imbé. Marcelo Rocha recebeu menção honrosa.

Na modalidade Nacional, Conto, Bethânia Pires Amaro, de São Paulo (SP) foi a primeira colocada, seguida por Viviane Ferreira Santiago, de Ferraz de Vasconcelos (SP) e Sarah Quines, São Paulo (SP), segundo e terceiro lugares. Schleiden Nunes Pimenta, de Bernardino de Campos (SP), recebeu menção honrosa.

O primeiro lugar em Crônica, Nacional, foi Rômulo César Lapenda Rodrigues de Melo, de Recife (PE). Em segundo e terceiro lugares ficaram Luiz Eduardo de Carvalho, São Paulo (SP) e Arthur Alves Barbosa Junior, Belo Horizonte (MG). Diogo Tadeu Silveira, de Oliveira (MG), recebeu menção honrosa.

Na categoria Poesia, Nacional, o primeiro colocado foi Airton Souza de Oliveira, de Marabá (PA), seguido de Marcos Antonio Campos (RN) e Sidnei Olivio, São José do Rio Preto (SP), segundo e terceiro lugares.

Premiações do Concurso Fotográfico

“Janelas da memória” foi o tema do Concurso Fotográfico neste ano. As fotos vencedoras serão publicadas no calendário 2023 do Sintrajufe/RS. Os prêmios foram entregues pela fotógrafa Fernanda Chemale, integrante do júri.

Na categoria Sintrajufe, o vencedor foi Hilton Lebarbenchon, do TRF4, Porto Alegre, que recebeu, ainda, menção honrosa por outro trabalho. O segundo lugar ficou com Maria Clara Lucena Adams, do TRT4, que também recebeu uma menção honrosa; e o terceiro, com a colega aposentada Miriam Marroni. Receberam menção honrosa Isaura Estefano Saraiva (aposentada), Ricardo de Abreu Neves (TRF4) e Rogério Camboim Silva de Almeida (TRF4).

Na categoria Geral, o primeiro lugar ficou com Ismael Herlane Gonçalves Holanda (Recife, PE). O prêmio de segundo lugar foi para Luis Fernando Schossler Carvalho, que ganhou, ainda, uma menção honrosa, e o terceiro, para Douglas Fischer (também recebeu menção honrosa), ambos de Porto Alegre. Menções honrosas para Flavio Benedito Conceição (Londrina, PR) e Maria Cristina Pillegi (São Paulo, SP).

Reconhecimento e emoção

Vencedor da categoria Sintrajufe e menção honrosa, o colega do TRF4 Hilton Lebarbenchon disse que foi “uma honra ter participado” do Concurso Fotográfico e foi muito bom ser chamado ao palco para receber os prêmios. Ele considera “muito positivo” o sindicato promover e incentivar a cultura: “as coisas não são isoladas, a vida não é isolada; claro que a primeira função do sindicato é atender aos anseios dos sindicalizados”, mas também é importante integrar arte, cultura e lazer.

A colega Maria Clara Adams, segundo lugar na categoria Sintrajufe e menção honrosa, conta que ficou surpresa com o prêmio. Ela já participou de várias edições do Concurso Fotográfico, e essa foi a primeira vez que mandou uma foto feita de última hora e especialmente para o certame: “Fiz a foto no mesmo dia e foi a primeira vez que fiz foto para concurso pelo celular. Isso a ajudou na percepção de que, mais importante que o equipamento é o olhar. Maria Clara disse que a cultura foi a porta de entrada de seu contato com o sindicato. A partir da oficina de fotografia, começou a ver as outras ações e a importância da entidade para a luta da categoria. Além disso, “o sindicato deu significado à foto para mim”; a partir da oficina conheceu pessoas, criou um grupo, projetos de fotografia, “foi fundamental na minha formação de fotógrafa”. Ela diz que é importante as pessoas se aproximarem do sindicato, valorizarem a entidade: “a luta é importante, mas é pesada, a parte cultural atinge as pessoas de outras maneiras”.

Luis Fernando Schossler Carvalho começou a fotografar em 2019, em um projeto no bairro Restinga, em Porto Alegre, onde mora. A partir daí, conheceu o Fotoclube da cidade e entrou em um curso de fotografia para se profissionalizar. Nesse período, perdeu o emprego de cobrador, e a fotografia entrou na vida dele como “um escape para não ficar parado”. Ele conta que o segundo lugar e a menção honrosa recebidos no Concurso Fotográfico do Sintrajufe/RS, primeiro de que participa, servirão de estímulo para continuar. “Eu nem acreditei quando disseram que era um dos vencedores, tinha um monte de gente boa concorrendo”. Receber os prêmios foi “uma sensação maravilhosa”, conta ele.

Engenheiro de petróleo aposentado, o pernambucano Lucêmio Lopes da Anunciação escolheu morar em Canela há seis anos. Ele e a esposa, Isabel Barros, artista plástica, buscavam um lugar tranquilo, próximo da natureza, para se dedicarem à literatura e à arte. Lucêmio escreve desde a adolescência e é veterano em concursos; já foi premiado 83 vezes. Foi o vencedor na categoria Crônica, Regional, no Concurso Literário Mario Quintana, que ele destaca como “um dos favoritos”, pela qualidade e pela atenção aos participantes: “nada paga esta festa, esta dedicação”.

Lena Fuão, terceiro lugar na categoria Poesia, Regional, é professora de Letras. Ela conta que tinha muitas ideias, mas faltava coragem de colocá-las no papel. Até que, em 2010, passou a noite pensando em um poema, dormiu e, na manhã seguinte, não se lembrava mais. A partir daí, “me permiti escrever”; foi necessário superar obstáculos, pois, afirma, “mulher é mais complicado, tem muito pouco reconhecimento”. Desde então, são quatro livros publicados. Lena escreve contos, crônicas, mas a poesia acaba prevalecendo, “a poesia é muito ciumenta”, brinca, “é sempre a poesia que acaba me puxando”. Sobre leitores e leitoras, a escritora acredita que a poesia é muitas vezes evitada porque “ela te aflige, te desacomoda; nem todo mundo quer ser mexido por ela”.

“Estou muito emocionada, não consegui segurar as lágrimas”, resumiu a psicóloga e professora de Psicologia Carmem Ligia Iochins Grisci quando ouviu seu nome ser chamado como primeiro lugar em Conto, Regional. “Fui pega de uma forma intensa”, diz ela, não apenas pela premiação, mas porque o conto premiado “é muito significativo pra mim, fala do trabalho e do trabalhador, personagem que está na hora de ser valorizado”. A escrita criativa surgiu para ela durante a pandemia, para “ajudar a passar o período” e dar vazão a medos e angústias que atingiam a todos. O Concurso Literário Mario Quintana foi o primeiro de que participou e ela conta que o troféu já tem um lugar especial reservado: “vou colocar muito à vista, para receber muitas visitas”. Ela elogiou a organização do concurso e o evento de premiação, “que valoriza e dá ânimo nestes tempos”. Para ela, “escrever também é repartir, nos reconhecer naquilo que também é do outro”.

Premiação

Classificações 18º Concurso
Fotográfico – 2022
CATEGORIA GERAL
ClassificaçãoNomeLocal
1º lugarIsmael Herlane Gonçalves HolandaRecife/PE
2º lugarLuis Fernando Schossler CarvalhoPorto Alegre/RS
3º lugarDouglas FischerPorto Alegre/RS
Menção honrosaDouglas FischerPorto Alegre/RS
Menção honrosaFlavio Benedito ConceiçãoLondrina/PR
Menção honrosaLuis Fernando Schossler CarvalhoPorto Alegre/RS
Menção honrosaMaria Cristina PillegiSão Paulo/SP
CATEGORIA SINTRAJUFE
ClassificaçãoNomeLocal
1º lugar e Menção honrosaHilton LebarbenchonPorto Alegre/RS
2º lugar e Menção honrosaMaria Clara Lucena AdamsPorto Alegre/RS
3º lugarMiriam MarroniPorto Alegre/RS
Menção honrosaIsaura Estefano SaraivaPorto Alegre/RS
Menção honrosaRicardo de Abreu NevesPorto Alegre/RS
Menção honrosaRogério Camboim Silva de AlmeidaPorto Alegre/RS
Classificações 18º Concurso Literário
Mario Quintana – 2022
MODALIDADE NACIONAL
CATEGORIA CONTO
ClassificaçãoNomeLocal
1º lugarBethânia Pires AmaroSão Paulo/SP
2º lugarViviane Ferreira SantiagoFerraz de Vasconcelos/SP
3º lugarSarah QuinesSão Paulo/SP
Menção honrosaSchleiden Nunes PimentaBernardino de Campos/SP
CATEGORIA CRÔNICA
ClassificaçãoNomeLocal
1º lugarRômulo César Lapenda Rodrigues de MeloRecife/PE
2º lugarLuiz Eduardo de CarvalhoSão Paulo/SP
3º lugarArthur Alves Barbosa JuniorBelo Horizonte/MG
Menção honrosaDiogo Tadeu SilveiraOliveira/MG
CATEGORIA POESIA
ClassificaçãoNomeLocal
1º lugarAirton Souza de OliveiraMarabá/PA
2º lugarMarcos Antonio Campos Natal/RN
3º lugarSidnei OlivioSão José do Rio Preto/SP
MODALIDADE REGIONAL
CATEGORIA CONTO
ClassificaçãoNomeLocal
1º lugarCarmem Ligia Iochins GrisciPorto Alegre/RS
2º lugarAndrei Marcelo da RosaPorto Alegre/RS
3º lugarAthos Ronaldo Miralha da CunhaSanta Maria/RS
CATEGORIA CRÔNICA
ClassificaçãoNomeLocal
1º lugarLucêmio Lopes da AnunciaçãoCanela/RS
2º lugarAlessandro Castro da SilvaPorto Alegre/RS
3º lugarRomila Hoffman do AmaralCaxias do Sul/RS
CATEGORIA POESIA
ClassificaçãoNomeLocal
1º lugarAlvaro SantiPorto Alegre/RS
2º lugarMaria Helena Rodrigues Fuão
(Lena Fuão)
Rio Grande/RS
3º lugarMaximiliano da RosaImbé/RS
Menção honrosaMarcelo RochaSão Borja/RS


Veja AQUI as fotos da cerimônia de premiação.