Nas últimas semanas, por conta do retorno de diversos colegas ao trabalho presencial nos prédios do Judiciário Federal e do Ministério Público da União no Rio Grande do Sul, o Sintrajufe/RS está realizando vistorias sanitárias nos locais de trabalho. Agora, o sindicato solicitou ao Ministério Público do Trabalho (MPT) autorização para realizar a visita ao prédio em Porto Alegre.
No MPT, há trabalho interno desde o dia 05 de novembro na sede da PRT, e, nos outros locais, somente a partir de 19 de novembro, conforme determinação da portaria 272/2020. Porém, diferentemente de outros locais, no MPT só haverá audiências presenciais a partir de fevereiro. A portaria determina retorno gradual, em etapas, com diferentes situações para as características específicas dos servidores e servidoras – alguns, como os idosos, colegas com deficiência, gestantes e lactantes e os integrantes dos grupos de risco, seguem em trabalho remoto.
Nas vistorias, a direção do Sintrajufe/RS, acompanhada de representante da assessoria de saúde da entidade, avalia as condições de segurança sanitária necessárias para proteger a vida e a saúde de servidores e servidoras. Em casos nos quais são verificados problemas, são apresentadas sugestões e reivindicações à administração ou aos setores responsáveis para que correções sejam feitas.
O Sintrajufe/RS já realizou vistorias nos locais que estão retomando o trabalho presencial na Justiça Federal, no TRF4, nas varas trabalhistas, no TRT4 e na Procuradoria da República no RS.