SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

ORGANIZAÇÃO

Sintrajufe/RS divulga convocatória para o 10º Congresso Estadual; prazo para eleição de delegados vai até 26/6

O 10º Congresso Estadual do Sintrajufe/RS, maior instância de deliberação da categoria, ocorrerá de 30 de junho a 2 de julho, no Hotel Continental, em Porto Alegre, e terá, entre os temas em pauta, carreira, negociação coletiva e democratização do Poder Judiciário e do Ministério Público da União (MPU). O perí­odo para inscrições de delegados e delegadas, observadores e observadoras vai de 1º a 26 de junho.

Delegados e delegadas

Em cada setor de trabalho (vara, seção, etc.), a proporção é de um delegado ou delegada para cada cinco sindicalizados ou sindicalizadas presentes em reunião convocada especificamente para esse fim. De comum acordo ou por maioria dos trabalhadores e das trabalhadoras, os setores poderão realizar a eleição em conjunto.

Na Justiça Eleitoral do interior, as delegadas e os delegados poderão ser eleitos por cartórios de diferentes cidades e, ainda, realizar eleições em conjunto com as justiças do Trabalho, Federal e Militar e do MPU. Em qualquer situação, a proporção é de um delegado ou delegada para cada cinco sindicalizados ou sindicalizadas que assinarem a ata de presença.

Atas de eleição

As atas de eleição devem ser encaminhadas para o e-mail [email protected], assim como a lista de presença. Há também a opção de entrega na sede do Sintrajufe/RS, rua Marcí­lio Dias, 660, bairro Menino Deus, Porto Alegre.

Veja AQUI o modelo de ata e lista de presença


Confira a pauta do 10º Congresso Estadual

  1. Conjuntura
  2. Carreira e Negociação Coletiva (data-base)
  3. Organização sindical
  4. Democratização do Poder Judiciário e do MPU
  5. Polí­ticas permanentes e Saúde e condições de trabalho

A direção do sindicato divulgará um texto-base sobre o temário. Propostas de emendas (aditivas, substitutivas ou supressivas, com no máximo 1.400 caracteres) poderão ser enviadas à Secretaria de Organização e Polí­tica Sindical, para o e-mail [email protected], até o dia 23 de junho. Cada emenda deve ser subscrita por delegado ou delegada eleitos para o 10º Congresso Estadual e serão publicadas no caderno digital de emendas antes da realização do evento; emendas também poderão ser apresentadas durante o Congresso.

Observadores e observadoras

O Congresso estará aberto à participação de observadores e observadoras (apenas com direito a voz), que poderão corresponder a, no máximo, metade do número de delegados eleitos; será assegurado pelo menos um observador ou observadora por setor de trabalho ou região.

Aposentados, aposentadas e pensionistas

O Núcleo de Aposentados, Aposentadas e Pensionistas (NAF) fará reunião, dia 15 de junho, para escolha de delegados e delegadas do segmento. Esses colegas, se residentes no interior, poderão votar e ser eleitos nos locais de trabalho nas respectivas cidades, respeitada a proporção de um delegado e um suplente para cada cinco sindicalizados e sindicalizadas presentes.

Veja AQUI a convocatória do 10º Congresso Estadual.


Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com a Secretaria de Organização e Polí­tica Sindical, com Etel ou Gisele, pelo e-mail [email protected], pelo fone (51) 3235-1977, opção 1, ou pelo WhatsApp (51) 99566-0786.  

Atualizado em 19/06/2023 às 14h25min