MOBILIZAÇÃO

Sintrajufe/RS convoca categoria para ato no dia 1º de abril, sexta-feira, como parte da campanha salarial unificada e contra a reforma administrativa

Na próxima sexta-feira, 1º, o Sintrajufe/RS e diversas outras entidades sindicais que representam servidores e servidoras das três esferas estarão mais uma vez na luta. Como parte da campanha salarial e do combate à reforma administrativa, a mobilização unitária terá iní­cio às 10h, em Porto Alegre, com concentração em frente ao Instituto de Educação (ao lado do campus central da Ufrgs) e caminhada até o Palácio Piratini.

A atividade coincide com o encerramento do 40º Congresso do Andes, Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, e contará com a participação de entidades ligadas à Frente dos Servidores Públicos do RS, da qual o Sintrajufe/RS faz parte. O ato terá como algumas de suas pautas a campanha salarial unificada dos servidores e a luta contra a reforma administrativa.

Na campanha salarial, os servidores reivindicam 19,99% de reposição, í­ndice referente apenas às perdas durante o atual governo. Mesmo assim, Bolsonaro e Paulo Guedes resistem a negociar com as categorias. Por outro lado, não desistiram de impôr uma reforma administrativa (PEC 32/2020) que desmonta os serviços públicos, retira direitos de servidores e servidoras e dificulta o acesso da população a esses serviços. Na última semana, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, garantiu que o governo irá retomar as negociações para aprovar a reforma após as eleições marcadas para outubro. Para os dias 30 e 31 o Sintrajufe também enviou delegação a Brasí­lia para participação das atividades nacionais do funcionalismo.