SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

SOLIDARIEDADE

Sintrajufe/RS constrói rede de ajuda para colegas atingidos pelas inundações no RS

A crise que atravessa o Rio Grande do Sul por conta das inundações nos últimos dias também alcançou colegas do Judiciário Federal e MPU no estado. As inundações dos últimos dias já afetaram mais de 400 municípios do Rio Grande do Sul. Já são mais de cem mortes confirmadas e dezenas de pessoas desaparecidas, além dos milhares que perderam suas casas – apenas em Porto Alegre, nesta quarta-feira, 8, há mais de 12 mil pessoas em abrigos. No estado, conforme dados da Defesa Civil no final da manhã de quarta, são 66 mil pessoas em abrigos, e 163 mil pessoas desalojadas.

Nos últimos dias, o Sintrajufe/RS recebeu informações de colegas da categoria que também tiveram perdas. Até o momento, felizmente, não tivemos registro de nenhuma morte na categoria, mas as perdas materiais se acumulam.

O Sintrajufe/RS está disponibilizando um cadastro para colegas diretamente atingidos que queiram divulgar contas pessoais para recebimento de doações. É importante esclarecer que o sindicato não irá centralizar doações; a estratégia definida foi de que a entidade funcione como uma ponte entre os colegas que necessitam de ajuda e os que desejam ajudar.

Colegas que precisam de ajuda por conta das inundações devem preencher o formulário disponível AQUI. O formulário inclui informações de contato e conta corrente para doação via transferência bancária ou Pix. Essas informações serão divulgadas para a categoria nos meios de comunicação do Sintrajufe/RS.

O sindicato também está estudando meios para ajudar as trabalhadoras e os trabalhadores terceirizados que atuam no Judiciário Federal no estado. Nesta semana, ocorre uma nova reunião com o Ministério do Trabalho e as centrais sindicais para discutir medidas que garantam a estabilidade no emprego e auxílio-emergencial para pessoas atingidas pelas enchentes.

Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini