SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - FUNDADO EM 28 DE NOVEMBRO DE 1998 - FILIADO À FENAJUFE E CUT

DESTAQUE

Sintrajufe/RS constrói parceria com organização de defesa do parto humanizado

O Sintrajufe/RS está construindo uma parceria com a organização Nascer Sorrindo, que realiza ações de esclarecimento em defesa do parto humanizado. O Nascer Sorrindo faz parte da Rede GAPP (Grupo Apoiado pela Parto do Princí­pio), e, em 2016, terá suas reuniões e debates realizados na sede do sindicato. O grupo conta com a participação de colegas do Judiciário Federal.

 

GAPPs são os grupos de apoio presencial para gestantes e casais, alinhados com os valores da Parto do Princí­pio. A Rede GAPP tem trinta e oito grupos presenciais, em vinte e sete cidades brasileiras. Os encontros são gratuitos, periódicos e reúnem gestantes, casais grávidos, pais e mães recentes, além de profissionais de saúde convidados.

 
Além de realizar encontros e debates, o Nascer Sorrindo atua na luta em defesa do parto humanizado, considerando a gestante a protagonista do parto e conduzindo toda a gestação de forma a reforçar os laços entre os pais e o bebê. Além disso, o parto humanizado busca evitar intervenções externas no momento do nascimento, cabendo à obstetrí­cia apenas acompanhar o processo e não interferir buscando “aperfeiçoá-lo”.

 
Nos encontros, os casais podem discutir dúvidas em relação à gravidez e ao parto, compartilhar experiências, medos e ansiedades com outras mulheres e casais que desejam ou tiveram partos ativos e, através deles, formar suas próprias opiniões e obter indicações de profissionais, maternidades e casas de parto locais.

 
Veja abaixo a agenda de encontros do Nascer Sorrindo para os próximos meses, na sede do Sintrajufe/RS (Rua Marcí­lio Dias, 660 – Porto Alegre/RS):

 
Março (05/03): Parto/pós parto – Trabalho de parto até primeiro mês de nascimento – relação mãe – bebê – pai.

Abril (02/04): Primeiros dois anos da criança.

Maio (07/05): Semana Mundial de Respeito ao Nascimento // homenagem às mães.

Junho (04/06): Slings – carregadores de bebês.

Julho (02/07): Alterações pós-parto e Puerpério.

Agosto (06/08): Aleitamento materno: importância – cuidados – dificuldades no pós-parto imediato. Semana da Amamentação // Homenagem aos pais.

Setembro (03/09): Doulas – papel e importância na atenção à gestante, parturiente e puérpera.

Outubro (01/10): Parto e Cesárea // Parto respeitoso e Parto violento.

Novembro (05/11): A chegada de novo bebê à familia. Como agregar? Como organizar?

Dezembro (03 ou 10/12): Encontro de encerramento: Pic-nic compartilhado e confraternização.