Neste dia 28 de novembro, o Sintrajufe/RS está comemorando 16 anos de sua fundação. São 16 anos de muita mobilização dos trabalhadores do Judiciário Federal do Rio Grande do Sul. Neste último ano, em particular, o sindicato aprofundou a participação da base da categoria em suas instâncias e fortaleceu as mobilizações, ressaltando e valorizando seu papel de entidade representativa de classe.
Em 2014, vivemos um período de intensa mobilização da categoria. Foram diversas paralisações, com boa participação dos servidores, além de atos de rua que dialogaram com a população e mostraram a força e a união da categoria. Além disso, o sindicato e a categoria, juntos, construíram duas greves neste ano, nas quais o Rio Grande do Sul teve posição de protagonismo nas lutas nacionais por reposição salarial e contra as ameaças à nossa carreira.
No início de novembro, foi realizado o maior congresso da história do sindicato. O VII Congresso Estadual do Sintrajufe/RS reuniu delegados de todo o estado. Como principal decisão do Congresso, mais uma demonstração de que o sindicato está cada vez mais conectado à categoria que representa: definiu-se que seriam os servidores, diretamente, que decidiriam se o Sintrajufe/RS deve ou não desfiliar-se da Central única dos Trabalhadores (CUT). O plebiscito para tomar essa decisão foi realizado na semana de aniversário do sindicato, e terá as urnas apuradas na próxima semana, quando chegarem a Porto Alegre os votos dos colegas do interior.
Para celebrar o aniversário do Sintajufe/RS, todos os colegas, amigos e familiares estão convidados para, nesta sexta-feira, 28, participarem do Balaio Cultural 16 Anos do Sintrajufe, no Salão Multicultural Alê Junqueira, a partir das 20H. A noite terá show com The Brothers Orchestra, a big band porto-alegrense, que começou em setembro de 2010 pela iniciativa do trompetista Alex Prinz (Anjinho). A entrada é gratuita e haverá venda de petiscos e chope artesanal.
Â








