PANDEMIA

Sintrajufe/RS chama categoria a participar de abaixo-assinado e ato dia 29 pela manutenção do trabalho remoto na Justiça do Trabalho

Está prevista para a próxima terça-feira, 29, a implementação de mais uma etapa do plano de retomada dos trabalhos presenciais e reabertura dos prédios da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul. Nessa etapa, poderão ser chamados ao trabalho nos prédios até 50% dos servidores e servidoras, representando um grande risco para a saúde desses colegas e de seus familiares. Assim, o Sintrajufe/RS tem buscado dialogar com o TRT4 no sentido de refrear as ações de retorno, mantendo o trabalho remoto como prioritário. Uma das ações nesse sentido é o lançamento de um abaixo-assinado para que os e as colegas da Justiça do Trabalho possa se posicionar sobre o tema.

Clique no botão a seguir para participar do abaixo-assinado:

No texto, o Sintrajufe/RS destaca que os números da pandemia seguem elevados e muito graves no Rio Grande do Sul e, inclusive, vivemos um momento de subida da curva de casos e mortes. O documento também lembra que, apesar da lentidão da vacinação, a previsão é de avanço da imunização até setembro, e que a administração não garante a testagem de quem retornar ao presencial, a busca ativa, equipamentos e barreiras nos setores como sala de audiências e outras medidas que evitariam a ampliação do contágio e do risco de mortes, além de colocar percentuais elevados dos oficiais de justiça nas ruas, o grupo mais exposto na pandemia e que teve mais casos fatais entre servidores/as no paí­s . O sindicato ainda reforça que, na quase totalidade, as atividades do TRT4 estão mantidas por meio do trabalho remoto. Finaliza, então, informando que os servidores e as servidoras, abaixo-assinados, defendem que sejam mantidos fechados os prédios da Justiça do Trabalho, com a manutenção do trabalho remoto, como forma de proteger a saúde e a vida de servidores/as, magistrados/as, terceirizados/as e demais usuários/as .

Sindicato cobrou presidente em reunião e marca ato para o dia 29

Nessa terça-feira, 22, o Sintrajufe/RS realizou reunião com a presidente do TRT4, desembargadora Carmen Gonzalez, para tratar da decisão do tribunal de reabrir os prédios e retornar ao trabalho presencial nos locais que não estiverem categorizados como Alerta e Ação nos protocolos do governo do estado. O sindicato voltou a reforçar sua posição pela manutenção do trabalho remoto e manifestou preocupação com a saúde e a vida de servidores e servidoras e de suas famí­lias. Veja AQUI como foi a reunião.

Sem perspectiva de mudança na posição do tribunal, o Sintrajufe/RS chama a categoria a participar da pressão por ações que tenham como prioridade a proteção da vida. Por esse motivo, o sindicato lançou o abaixo-assinado e, com a mesma pauta, convoca todos e todas colegas da Justiça do Trabalho para um ato público. Será no dia 29 de junho, terça-feira, às 13h, em frente às varas trabalhistas.